Proteja-se de golpes com acomodação em Dublin

Proteja-se de golpes com acomodação em Dublin

Duda Gruppi

1 ano atrás

App do E-Dublin

Encontre intercambistas indo na mesma data que você com o Vai Quando?

Dicas de como se proteger na hora de alugar uma casa na Irlanda, devido os vários tipos de golpes.

Chegou à Irlanda há pouco tempo e já se assustou com golpes relacionados a acomodação relatados nos grupos de brasileiros do Facebook? Infelizmente, não se pode dizer que cem por cento dessas denúncias são mentiras — tem muita gente querendo passar a perna no outro. Mas, claro, não podemos generalizar.

Pessoalmente, acredito que existem muito mais pessoas de boa índole do que sem caráter. Porém, é preciso ficar atento aos negócios que for fazer por aqui.

Os casos de abusos envolvendo acomodações chegou a um ponto tão lamentável que, atualmente, existe uma investigação do governo irlandês em curso sobre o tema. O canal RTÉ expôs a situação recentemente neste documentário.

Superfaturamento das moradias

Os tipos de golpes aplicados aqui na Irlanda são variados. Um deles, bem comum, é o de pessoas que alugam um imóvel e depois sublocam vagas e quartos por um valor bem mais alto do que realmente pagam.

A sublocação não é legalizada aqui na Irlanda. E é cada história que a gente escuta por aí…

Aposto que muita gente se lembra da casa onde viviam mais de 70 pessoas — todos foram despejados quando a Garda e o proprietário descobriram.

Problemas de acomodação na Irlanda. Crédito: herald.ie

Problemas de acomodação na Irlanda. Crédito: herald.ie

Achar uma vaga para morar em Dublin anda complicado. A concorrência é grande, e esse mercado virou uma mina de fazer dinheiro fácil.

Quem já está aqui há mais tempo deve se lembrar dos preços pagos por um quarto há dois ou três anos e como era menor a burocracia e a concorrência.

Para quem já mora em Dublin, mesmo que precise aceitar o novo preço do mercado, fica mais fácil conseguir uma vaga com todas as referências exigidas hoje em dia.

Na Irlanda, os contratos de aluguel devem ser registrados junto ao governo. Isso garante que o reajuste dos valores pagos ocorra de acordo com as leis do país e que, caso alguma coisa aconteça, o inquilino e o proprietário tenham seus direitos assegurados.

Vagas que não existem

Muitas pessoas anunciam vagas que não existem para pegar o valor do depósito e desaparecer. Foto: Shutterstock

Muitas pessoas anunciam vagas que não existem para pegar o valor do depósito e desaparecer. Foto: Shutterstock

Outro golpe que andam aplicando por aí é o aluguel de vagas ou apartamentos que não existem. No desespero para achar um lugar para morar, muita gente confia demais em quem não conhece e cai nesse golpe.

Certifique-se de estar com as chaves antes de entregar seu dinheiro a um desconhecido e procure informações nos grupos do Facebook, pois eles são uma boa fonte de pesquisa para descobrir caloteiros e golpistas.

E, acima de tudo, não feche negócio sem um contrato.

Os golpistas pedem o pagamento do depósito para segurar a vaga e desaparecem com o seu dinheiro.

Depósitos não devolvidos

Fique atento e peça recibo ao pagar seu depósito. Foto: Shutterstock

Fique atento e peça recibo ao pagar seu depósito. Foto: Shutterstock

O pagamento do depósito caução é muito comum aqui na Irlanda. O depósito, geralmente, corresponde a um valor do aluguel, pago de forma antecipada, que será uma segurança para o proprietário, caso o inquilino não devolva o imóvel em bom estado.

Esse valor é devolvido quando o inquilino deixa o apartamento, ao final do período de locação.

Porém, o que estamos vendo por aí é muita gente ficando sem o depósito ou precisando recorrer aos órgãos públicos para conseguir ter de volta esse valor.

Muitas vezes, os proprietários não dão recibo nem mencionam o valor pago em contrato. Aí, na hora de devolver, descontam coisas que nunca mencionaram antes, contas indevidas, etc.

Outras vezes, a pessoa que sublocou a vaga quer mesmo o dinheiro e você vai precisar ficar na cola dela até recebê-lo.

A sublocação é ilegal e, em geral, não se faz contrato nessa prática. A forma de se garantir é tendo provas de que você realmente pagou aquele valor e de que o apartamento foi devolvido nas mesmas condições.

Não deixe de conferir, também, o e-book que o E-Dublin preparou sobre acomodação, com informações detalhadas acerca da situação atual no país, opções de moradia, valores médios, diferenças entre as regiões da cidade e tudo que você precisa saber para chegar aqui bem mais informado. Clique aqui para baixar gratuitamente!

ebook acomodacao

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Avatar
Duda Gruppi, Cidadã do mundo, produzir eventos e escrever são bem mais que sua profissão. Apaixonada por viagens, adora conhecer novas histórias e novos sabores.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar