Qual a melhor época para visitar a Europa?

Qual a melhor época para visitar a Europa?

Colaborador E-Dublin

2 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

A Europa é o destino de muitos brasileiros — seja para quem for fazer um intercâmbio, seja para um passeio turístico. Mas, na hora de planejar a viagem, sempre bate aquela dúvida: afinal, qual é a melhor época do ano para desembarcar na Europa?

Clima

Em primeiro lugar, devemos conhecer um pouco do clima do país.

O clima da Irlanda é estável e muito diferente do Brasil. Foto: Ávany França

O clima da Irlanda é estável e muito diferente do Brasil. Foto: Ávany França

O clima da Irlanda, por exemplo, é estável e muito diferente do Brasil, pois venta e chove na maior parte do tempo. Por esse motivo, é possível observar uma vegetação verdinha por todo o território durante o ano inteiro.

Nos primeiros meses do ano, a temperatura costuma atingir entre 3º C e 5º C. A incidência de chuvas também é bem maior. Quem se aventurar em países onde a neve é constante, deverá redobrar o cuidado com as calçadas para não levar na memória alguns escorregões.

A variação mais alta, que ocorre apenas no meio do ano, com a chegada do verão, costuma elevar as temperaturas a aproximadamente 15º C, entre os meses de maio e junho. Portanto, se você não gosta de frio, evite desembarcar na Ilha Esmeralda em janeiro!

Se o clima for seu fator determinante, as melhores épocas para desembarcar na Europa são durante a primavera e o verão, pois esses são os períodos em que os termômetros costumam se assemelhar ao que estamos mais acostumados no Brasil.

Dica: abril, maio, junho e setembro são boas pedidas no quesito temperatura!

Passagens aéreas

Verão pelo interior da Irlanda. Crédito: Shutterstock

Verão pelo interior da Irlanda. Crédito: Shutterstock

Em relação aos custos de passagens aéreas, evite a alta temporada (o ápice do verão e a época das festas). Você pode economizar até R$ 1.000,00 se comprá-la em outubro, por exemplo. Os meses de dezembro, janeiro e julho são os mais caros, podendo ultrapassar R$ 3.200,00 nas opções mais econômicas. Vale sempre fazer uma pesquisa em diversas datas do ano para verificar as diferenças de preços!

Dica: os meses considerados como “alta temporada” vão de junho a setembro, sendo agosto o mês mais movimentado!

Mas por que os preços sobem?

Em meados de junho, começam as férias escolares na Europa. Consequentemente, os europeus costumam cair na estrada para aproveitar as temperaturas mais amenas que se aproximam com a chegada do verão. Todo esse movimento, assim como no Brasil, significa que é hora da rede hoteleira, das companhias aéreas e todo o mercado de turismo ganharem mais dinheiro. Logo, os valores sobem bastante. Se você tiver a possibilidade de viajar em outras épocas do ano, faça isso.

Os pontos positivos para cair na estrada nesse período não são mistério: o clima, como já comentamos, é o principal deles. Sem falar que, nesse período, acontecem muitos festivais. A programação em toda a Europa é intensa e os dias são mais longos. Portanto, aproveita-se muito mais.

Conhecer a Dinamarca em março, baixa temporada, é uma delícia, mas exige aquele casaco pesado bem quentinho e coragem para enfrentar a neve caindo no rosto! Foto: Ávany França

Conhecer a Dinamarca em março, baixa temporada, é uma delícia, mas exige aquele casaco pesado bem quentinho e coragem para enfrentar a neve caindo no rosto! Foto: Ávany França

Como nem tudo são flores, devemos avisar que existem, também, aspectos negativos. Um deles é o fato de tudo ficar mais cheio e lotado. As melhores atrações estarão sempre repletas de filas, e você precisará de um pouco mais de paciência para curtir as férias dos seus sonhos.

O maior desejo de quem se aventura a vir do Brasil para a Europa durante a baixa temporada, além de poder economizar, é curtir o lindo clima gelado, diferente do que estamos acostumados, aproveitando tudo o que se tem direito — incluindo a neve, dependendo do seu destino. Com exceção das datas próximas às festas, os preços são bem mais bacanas e você dificilmente encontrará locais cheios. Afinal, com o friozinho chegando, o povo começa a hibernar.

Em suma, vale se programar, pontuando exatamente seus interesses, pois a programação será a garantia de que você irá na época certa e poderá aproveitar ao máximo o destino escolhido. A palavra-chave é sempre PESQUISAR!

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio? Comece por aqui!

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar