Quando acontece a Black Friday na Irlanda?

Quando acontece a Black Friday na Irlanda?

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Black Friday já é uma data conhecida no mundo todo, e todo brasileiro viciado em promoções anota na agenda quando será o dia em que as lojas baixam os preços ou fazem ótimos pacotes de venda. Na Irlanda não é diferente e, por acaso, acompanha o mesmo dia do Brasil e de diversos outros países, incluindo os Estados Unidos, onde a data foi criada. Neste ano, a Black Friday cai no dia 29 de novembro.

Black Friday acontece na Irlanda no dia 29 de novembro. Foto: Pxhere

A Black Friday é popularmente conhecida pelos bons descontos nas lojas de todos os tipos. Segundo o site Black Friday Global, na Irlanda as maiores vendas estão em estabelecimentos de eletrônicos, roupas, sapatos, perfumes/cosméticos e joalherias.

Algumas lojas são mais famosas pelas promoções durante esse dia especial, entre elas Argos, Currys PC World, Debenhams, entre outras. Apesar de não haver uma loja online oficial na Irlanda, vale a pena conferir as promoções da Amazon do Reino Unido. Mesmo com frete, as ofertas podem valer a pena.

Leia também: 6 dicas para aproveitar a Black Friday na Irlanda

Segundo o Black Friday Global, 97% dos irlandeses conhecem a Black Friday. Cada irlandês pretende gastar até 300 euros durante a sexta-feira de promoção. Em 2018, as vendas durante a Black Friday foram 1852% maiores na Irlanda do que em dias comuns.

Vale lembrar que a Black Friday é uma forma de movimentar o comércio já para o Natal. Ou seja, as promoções podem valer a pena para comprar um presente, a roupa da ceia natalina ou de Réveillon. Porém, na Irlanda, a data mais propícia para encontrar preços menores no mercado é o dia 26 de dezembro, feriado de Saint Stephen’s Day. Se sua pressão não for tão grande, vale esperar para as ofertas pós-Natal.

Como surgiu a Black Friday?

A origem da Black Friday é dos Estados Unidos. Geralmente, ela é datada como a sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira de novembro. O Dia de Ação de Graças se originou para celebrar a colheita e é comemorado desde 1789, tendo um fim de semana prolongado de feriado.

Tradicionalmente, esse período de descanso marca o início da temporada de festas antes do Natal e do Ano Novo e passou a ser uma data popular para compras. Hoje, a tradição está praticamente em todos os países do Ocidente.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar