Quanto custa o gás e a luz na Irlanda

Quanto custa o gás e a luz na Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você sabia que, ao mudar de companhia elétrica ou de gás na Irlanda, você pode economizar dinheiro?

Pois é, tradicionalmente, tais empresas que fornecem energia elétrica e gás para as casas na Irlanda fazem promoções com o intuito de conseguir conquistar clientes que assinaram contratos com outras empresas. Os descontos são grandes, e não é preciso muito mais que algumas ligações para conseguir fazer a troca, sem ter que alterar nada em sua casa.

Gás e energia elétrica na Irlanda são fornecidos por diversas empresas diferentes. Foto: Patrick Tomasso/Unsplash

O desperdício de dinheiro chega a 2 bilhões de euros em dez anos. Esse total poderia ter sido economizado se os irlandeses tivessem mudado de companhia na última década.

A CRU (Commission for Regulation of Utilities) — Comissão de Regulamentação de Serviços Públicos — publicou que a grande maioria dos clientes de gás e eletricidade não mudou de companhia em 2018. Outros, nunca mudaram em mais de uma década.

Menos de 20% mudam de fornecedor

Menos de 20% dos consumidores mudaram de companhia de 2018 para 2019 na Irlanda. Foto: Pxhere

São apenas 14% dos consumidores de eletricidade e 20% dos clientes de gás que mudaram de fornecedor em 2018. Outro número renegociou acordos melhores com os fornecedores existentes.

Segundo um a nova lei, no entanto, as empresas precisam fazer uma solicitação anual aos clientes que estiverem na mesma tarifa por três anos para informá-los sobre outras ofertas de energia disponíveis.

Como fazer a mudança?

Descontos podem variar de 10 a 20% na hora de renovar o contrato ou mudar de companhia. Foto: Digital Buggu/Pexels

De acordo com a brasileira Beatriz Spigariol, que trabalhou na área de vendas de uma companhia de energia e gás, a dica é primeiro tentar renovar para saber o valor de desconto. Basta ligar no “customer service” da empresa. “Por garantia, eu iria ao site e veria quais os descontos disponíveis para clientes novos para ter mais informações na hora da negociação e poder questionar os descontos oferecidos na renovação”, disse. Provavelmente eles vão oferecer de 10% a 20 % de desconto e, então, você vai saber se valerá a pena mudar para outra operadora.

Mudando de empresa

Se a ideia é realmente mudar de empresa, também é muito simples. Tenha sempre em mãos sua conta de gás ou eletricidade mais recente, ou ambas, se você for um cliente de combustível duplo. Procure nessas contas o Número de Referência do Ponto de Gás ou Número de Referência do Ponto do Medidor, para que os fornecedores de energia possam identificar sua propriedade. Se não consegue encontrar, ligue para seu provedor para obtê-los.

Também na conta você vai encontrar a leitura atual do medidor de gás ou eletricidade, para que o seu antigo fornecedor possa lhe dar uma conta final, e seu novo fornecedor possa começar a partir desse ponto.

Quais são os melhores valores?

Preço é principal fator para mudança de companhias, pois o gás e a eletricidade vêm da mesma fonte. Foto: Pxhere

Isso vai depender do tamanho da casa e de quanto se gasta mensalmente, claro. O melhor é usar um site de comparação de preços e inserir o máximo de detalhes possível para obter um resultado adaptado ao uso e às circunstâncias pessoais de energia. “Existe um site bonkers.ie que faz a comparação das empresas, caso você não queira ver site por site, e já fala quanto, em média, você economizaria trocando e quais empresas estão com o valor mais barato”, disse Beatriz.

Independentemente de seu fornecedor, o gás e a eletricidade de todo mundo passam pelos mesmos tubos e linhas. Não há diferença na qualidade. Portanto, o preço é o principal fator que as pessoas precisam considerar ao trocar.

Existe melhor época?

De acordo com Beatriz, não existe melhor época para fazer a troca de fornecedor. “Toda vez que uma empresa oferecer algum desconto, ele é calculado no ‘unit rate’ (taxa unitária). Cada empresa tem um valor x da ‘unit rate’ e cada um oferece uma certa porcentagem de desconto. Fique atento sempre ao valor final da unidade, pois, às vezes, as empresas oferecem um desconto maior pela unidade”, explicou.

Outras empresas, segundo ela, oferecem “cash back”, que seria um crédito por assinar um contrato com elas. “Sempre bom checar se o crédito é automático ou se você precisa aplicar para ele”, disse Beatriz.

Para Beatriz, trocar de empresa é sempre mais vantagem do que ter um desconto de renovação de contrato. “Depende muito da empresa, mas existem alguns casos em que eles fornecem o mesmo plano de clientes novos na hora de renovar o contrato, mas isso não é muito comum.”

Como entender as suas contas?

Contas de eletricidade e gás na Irlanda são formadas por 4 tarifas. Foto: Pxhere

Beatriz explica que as contas de eletricidade e gás são formadas por 4 tarifas:

  • Unit rate (o valor pela unidade kWh que você consome)
  • Standing charge (uma tarifa por dia que você paga pelo funcionamento da eletricidade)
  • PSO Levy (uma taxa governamental obrigatória que o governo usa para investir em energia sustentável na Irlanda; no caso, pagamos isso em nossa conta de eletricidade)
  • Carbon Tax (quando temos gás, pagamos uma taxa pelo carbono que é emitido; esse valor por metro cúbico de gás emitido também é um valor fixo e, independentemente da empresa em que você está, esse valor é o mesmo)
  • VAT (imposto que pagamos, que é 13.5% do valor total)

Dos quatro valores, as empresas só podem alterar o valor de dois, que é o ‘unit rate’ e a ‘standing charge’. “O fato de a ‘standing charge’ ser diária não faz muita diferença entre uma empresa e outra. O que diferencia na sua economia é o valor que pagamos por unidade. Então, sempre fique atento ao valor que você está pagando”, explica.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar