Quanto custa viver em Cork em 2020?

Quanto custa viver em Cork em 2020?

Deby Pimentel

3 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

A pouco mais de 250 km ao sudoeste de Dublin, às margens do rio Lee, está Cork, a segunda maior cidade irlandesa e a terceira mais populosa (com 120 mil habitantes).

Para quem está pensando em fazer um intercâmbio na Irlanda, mas ainda acha que Dublin tem um custo de vida inviável, Cork é uma boa opção. A cidade é a segunda escolha, depois da capital, entre os estrangeiros em busca de estudo e trabalho na ilha.

Para se ter uma ideia do custo de vida na “cidade da cortiça”, o E-Dublin listou alguns pontos sobre transporte, alimentação, moradia, entre outras coisas.

Afinal, quanto custa viver em Cork?

Com um custo de vida acessível, a cidade atrai muitos estudantes estrangeiros. Crédito: Dreamstime

Com um custo de vida acessível, a cidade atrai muitos estudantes estrangeiros. Crédito: Dreamstime

Cork destaca-se na economia irlandesa por ser um importante porto marítimo, além das ótimas condições de transporte ferroviário e aéreo, que garantem ao comércio fácil acesso às indústrias de diversos setores, favorecendo, inclusive, a instalação de muitas delas.

Toda essa infraestrutura também mantém um bom comércio local, com lojas variadas, vida cultural agitada e, sendo assim, a cidade torna-se um polo importante e de referência para a economia.

Os moradores de Cork têm um poder de compra 15% superior ao dos dublinners, segundo o Numbeo.com. Essa diferença, porém, era 20% há dois anos, o que mostra que a cidade está cada vez mais parecida com Dublin em termos de gastos gerais.

O mesmo site garante que o custo de vida em Cork é 34% mais barato que a capital. Ou seja, se um estudante tem um custo mínimo de 1.000 euros para viver em Dublin, ele conseguirá viver em Cork com 660 euros por mês.

Aluguel em Cork tem custos menores que Dublin

É possível encontrar um quarto single por 300 euros em regiões mais periféricas de Cork, o que chega a representar 35% menos que em Dublin. No entanto, na parte central o mesmo quarto single pode sair por nada menos que 125 euros por semana, valor mais parecido com o que se encontra na capital irlandesa.

Na comparação de aluguéis anuais publicada em 2020 na Irlanda, as grandes cidades seguiram aumentando seus preços de aluguéis. Do final de 2018 para o final de 2019, os aluguéis em Dublin foram 3,5% maiores (2.052 euros) e 5.5% em Cork (1.386 euros) e Galway (1.309 euros). Limerick foi 3.8% (1.217 euros) e Waterford foi 4.3% (1.010 euros).

Vale lembrar também que é preciso levar em consideração os custos com água, luz, telefone e internet, que podem chegar a 7% menos que na capital.

Transporte em Cork: 20% mais barato que na capital Dublin

Devido à infraestrutura de transporte, Cork atrai muitas empresas. Crédito: Dreamstime

Devido à infraestrutura de transporte, Cork atrai muitas empresas. Crédito: Dreamstime

O transporte local é acessível. Tanto em custo — chega a ser 20% mais barato quando comparado a Dublin — como em opções, e é possível locomover-se pela cidade facilmente de ônibus, táxi, carro ou bicicleta. Considere aderir ao Leap Card, deixando a tarifa ainda mais em conta.

Para se ter uma noção, uma passagem completa de ônibus em Dublin custa 3 euros, enquanto em Cork o valor cai para 2,40 euros. O pacote mensal é 130 euros na capital contra 80 euros na cidade do interior.

Leia também: 5 locais em Cork que todo intercambista precisa conhecer

Gastos com alimentação não mudam muito entre Cork e Dublin

A alimentação é um dos fatores que mais podem pesar no seu custo de vida: comer fora, preparar, armazenar, comprar. Toda essa logística e dinâmica devem ser colocadas na ponta do lápis, pois envolvem tempo e, sobretudo, dinheiro.

Cork e Dublin não têm uma diferença gritante quando o assunto é comer fora. Conhecida por seus bons restaurantes, a cidade da cortiça tem preço médio de pratos a 15 euros, o mesmo que a capital irlandesa. A diferença nos supermercados também é de poucos centavos entre as duas cidades. Um quilo de banana, por exemplo, sai a 1,96 euro em Dublin e 1,61 em Cork, segundo o Numbeo.

Cork, uma cidade universitária

Universidade de Cork. Crédito: Dreamstime

University College Cork está entre as 400 melhores do mundo, segundo QS World University 2020. Crédito: Dreamstime

A cidade abriga muitas universidades, entre elas a University College Cork, classificada entre as 400 melhores do mundo, segundo o QS World University 2020. Também tem o Instituto Tecnológico de Cork e a Universidade Nacional Marítima da Irlanda. Essas instituições apresentam diversas opções de cursos e a região tem se destacado por abrigar inúmeras escolas de inglês.

Cork também é polo para muitos estudantes estrangeiros, sendo o destino preferido de chineses (há muitos convênios entre os governos de ambos os países), assim como poloneses, indianos, americanos, franceses, alemães, entre outros.

Cork: oportunidades de trabalho e salário menor

Cork chama a atenção de importantes multinacionais como Pfizer, GlaxoSmithKline, Novartis, Apple, Facebook, Dell, entre outras — o que estimula aqueles que estão em busca de aliar ensino com uma possibilidade de emprego.

Entretanto, em geral, os postos de trabalho são os mesmos que os encontrados em Dublin, como restaurantes, cleaners, au-pair ou em pubs.

Leia também: Cork está entre as dez cidades mais amigáveis do mundo

Para os profissionais, o mercado também está em expansão, sobretudo para quem tem o idioma fluente e os vistos como work permit, Stamp 2 (limitação de trabalho de 20h semanais), entre outros.

Somente em 2017, foram cerca de 100 mil novos postos de trabalho. Áreas como a farmacêutica, biotecnologia, tecnologia, finanças, contabilidade, construção, logística e engenharia estão em alta em Cork. Se esse é o seu caso, considere esse destino.

O salário em Cork chega a ser um pouco menor do que na capital irlandesa. Segundo o Numbeo, o valor é 7,79% menor, com média de 2,279.37  euros mensais.

Cork x Dublin: comparação de preços e valores

  • Custo de vida médio em Cork, incluindo o aluguel, é 15% mais barato que em Dublin
  • Aluguel em Cork é 34% menor que o valor em Dublin
  • São 4.369 euros necessários em Cork para ter o mesmo estilo de vida gastando 5.200 euros em Dublin
  • Salário em Cork é 7,7% mais baixo que em Dublin
  • Contas: (eletricidade, aquecimento, lixo, etc): 150 euros (tanto em Cork quanto em Dublin)

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?

Deby Pimentel
Deby Pimentel, Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar