Quem deve ficar isolado e manter a distância social em tempos de Covid-19?

Quem deve ficar isolado e manter a distância social em tempos de Covid-19?

Ávany França

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Não se fala em outra coisa no mundo inteiro. Em tempos de Covid-19, veio também a importância do isolamento e o distanciamento social, para desacelerar a propagação do vírus.

Segundo o site do HSE, sistema de saúde irlandês, é importante entender a diferença entre restrição de movimentos e isolamento. Se você anda perdido com tantos termos e imposições, este texto pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas importantes.

Vamos começar com a restrição de movimentos. Neste caso, vale para todos. A pandemia é uma realidade, tem afetado países do mundo inteiro e fazer a sua parte é imprescindível para controlar a propagação do vírus, ainda sem cura! Portanto, a restrição tem como objetivo principal evitar que mais pessoas contraiam o vírus.

Como por em prática a restrição de movimento?

Leve o isolamento a sério. Ele é fundamental para desacelerar a proliferação do Coronavírus. © Ronniechua | Dreamstime.com

Evitar contato social, principalmente se você retornou de outros países com alto índice de contaminação, a exemplo da Itália e Espanha, ou se teve contato próximo com algum indivíduo que teve quadro de contaminação confirmado. A restrição também tem sido chamada de quarentena e se estende a estabelecimentos comerciais, ao funcionamento de empresas e qualquer ambiente que propicie a aglomeração de pessoas.

A matemática é simples, como a curva da proliferação do COVID-19 tem sido acentuadíssima, desde que o vírus foi descoberto, nenhum sistema hospitalar do mundo está preparado para dar conta do volume de acamados, caso a proliferação do vírus não desacelere. Por isso, a cada dia, os noticiários apontam o fechamento de fronteiras entre países e medidas duras para evitar a circulação de pessoas.

Neste momento, evitar contato próximo com outras pessoas é fundamental. Atividades como caminhada, fazer exercícios físicos, andar de bicicleta e fazer compras de alimentos e necessidades essenciais podem ser realizadas, mas de forma individual e com o mínimo de contato possível com outras pessoas. Na Irlanda, farmácias e supermercados continuam abertos, porém, ainda assim, tem sido aplicado o distanciamento social e regras para evitar a circulação de muitas pessoas ao mesmo tempo.

Respeitar o distanciamento social de 2 metros é imprescindível. Portanto, fazer uso de transporte público, participar de eventos, festas, frequentar shoppings e viagens devem ser estritamente evitados. O fechamento das escolas e faculdades foi a resposta mais acertada dos governos locais, para garantir que as pessoas não se aglomerem neste momento.

Considerando o grupo de risco que inclui idosos, pessoas com doenças pré-existentes e grávidas, a visita social também deve ser eliminada.

Autoisolamento

Com sintomas do COVID-19 ou teve contato com alguém contaminado? Isole-se. © Ecaterina Tolicova | Dreamstime.com

O autoisolamento passou a ser uma recomendação para todas as pessoas que passaram por regiões com grande proliferação do coronavírus. A medida tem sido adotada por praticamentos todos os países, já que a curva de crescimento da pandemia não para de crescer.

No caso do autoisolamento, a determinação é manter-se em casa e evitar qualquer contato com outras pessoas. Indicado principalmente para aqueles que apresentam alguns dos sintomas do COVID-19, como tosse seca, febre, dor no corpo, dificuldade de respirar e fadiga. O autoisolamento é fundamental até que o teste seja realizado, assim como para os casos confirmados.

Se você apresentar algum desses sintomas, imediatamente isole-se dos demais que convivam com você, ligue para o seu médico, aqui na Irlanda-GP, e aguarde a recomendação para o teste. É importantíssimo que você não se dirija a farmácias, clínicas ou hospitais, se você apresentar sintomas acentuados, como a dificuldade em respirar. O médico será capaz de identificar a necessidade de internação ou se você deve apenas esperar em casa pelo teste.

No momento, os leitos hospitalares estão restritos a casos severos da doença.

O isolamento é essencial, pois, apesar de boa parte das pessoas apresentarem apenas sintomas leves da doença, ainda assim, elas são potenciais transmissoras do vírus e, por isso, respeitar o autoisolamento é tão importante

O que fazer e evitar durante o isolamento?

  • Ficar em um cômodo, onde se possa manter a janela aberta;
  • Manter-se distante de outras pessoas, principalmente as do grupo de risco;
  • Contactar o GP e reportar a insistência dos sintomas;
  • Use papel a cada vez que tossir para evitar respingo em superfícies ao seu redor;
  • Lave as mãos e limpe qualquer superfície e objeto que toque após tossir ou espirrar;
  • Limpe o ambiente todos os dias;
  • Não divida o mesmo papel higiênico, toalha e outros objetos de uso pessoal;
  • Não fique no mesmo espaço de parentes e familiares;
  • Se dividir o banheiro com outras pessoas, deixe para usá-lo sempre depois do demais e faça higienização a cada uso.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Ávany França
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar