Quem viajar para países que estão na ‘green list’ não perderá auxílio do governo

Quem viajar para países que estão na ‘green list’ não perderá auxílio do governo

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo desistiu de pausar o auxílio a desempregados que estão sob o esquema do Pandemic Unemployment Payment (PUP) — benefício para desempregados ou afastados do cargo por conta da pandemia da Covid-19 — que viajarem para países que estão na chamada “green list”, ou seja, de onde podem voltar à Irlanda sem a necessidade de quarentena.

Até ontem, o governo havia determinado a suspensão de 2.000 pagamentos de pessoas que haviam deixado o país para férias ou por tempo indeterminado. O E-Dublin mostrou ainda que a Justiça havia questionado o governo sobre a liberdade de ir e vir dos desempregados.

Segundo matéria do Irish Times, a ministra Heather Humphreys, do Department of Social Protection (departamento de proteção social) admitiu erro de comunicação e que os casos de todos aqueles que deixaram o país para férias serão revistos.

Isso tudo foi parar no Congresso, ou Dáil, como é chamado na Irlanda. Em questionamentos feitos pelos deputados (os TDs), a ministra reafirmou que pessoas sob o auxílio do PUP que viajarem para os 15 países liberados não terão alteração no pagamento.

Leia também: Novos casos por coronavírus mais que dobram em um dia na Irlanda

A ministra, assim como o E-Dublin já ressaltou na última reportagem, destacou que das mais de 2.000 pessoas cujos pagamentos foram interrompidos, 90% estavam deixando o país permanentemente.

No caso de viagens a países fora da “green list”, o PUP permanece suspenso, assim como os 14 dias de quarentena que o viajante beneficiado precisa enfrentar ao voltar ao país.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar