Quer estudar de graça na Europa? Confira 5 bolsas de estudos em janeiro

Quer estudar de graça na Europa? Confira 5 bolsas de estudos em janeiro

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

A oportunidade de estudar em uma universidade fora do Brasil é um importante passo para sua carreira. Por isso, fique de olho em bolsas de estudo oferecidas por instituições de todo o mundo e em diversas áreas acadêmicas, técnicas ou até mesmo de trabalho voluntário.

E para quem quer algo para ontem, a sua chance é agora, pois selecionamos algumas bolsas com prazo de inscrições ainda este mês para países como Chile, França, Itália e Estados Unidos.

Agora, se você está em cima do muro, ainda não domina o inglês e pretende investir primeiramente no intercâmbio de língua, o nosso encontro está marcado para o dia 16 de março de 2019 no E-Dublin XP III, no Centro de Convenções do Senac Santo Amaro, em São Paulo. O E-Dublin XP já entrou no calendário anual e é voltado para quem quer morar no exterior. Anota na agenda e nos vemos lá!

Curso de Direito Internacional em Santiago, no Chile

Foto: Divulgação

Já pensou em estudar Direito Internacional no Chile de graça? Foto: Divulgação

A ONU (Organização das Nações Unidas) oferece bolsas de estudo para Curso Regional 2019 de Direito Internacional na cidade de Santiago, no Chile. O curso é organizado pela Divisão de Codificação do Escritório de Assuntos Jurídicos das Nações Unidas em cooperação com o Governo do Chile e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Ele será realizado nas instalações da CEPAL em Santiago, de 29 de abril a 24 de maio de 2019. O curso acomoda até 25 participantes e é realizado em inglês. O processo de inscrição se encerra em 18 de janeiro de 2019.

Trabalho voluntário na Alemanha

Foto: Pxhere

Trabalho voluntário na Alemanha com diespesas pagas. Foto: Pxhere

Uma boa aposta para bombar o currículo é ter participado de um trabalho voluntário no exterior. Além disso, esse tipo de ação costuma ser um aprendizado enorme como ser humano. Cada vez mais populares, as bolsas de trabalho voluntário auxiliam nas despesas com moradia e alimentação.

É o que oferece a AFS Brasil, organização que objetiva incluir estudantes, famílias e voluntários construindo pontes culturais. Ela oferece bolsas de estudo parciais para o programa Weltwaerts Sul-Norte, criado pelo governo alemão.

A atuação acontece em áreas como educação, serviço social, meio ambiente, saúde e cultura. Os voluntários vão auxiliar professores e alunos em escolas e creches, participar do trabalho de conservação de fazendas ecológicas e parques nacionais, auxiliar idosos ou pessoas com necessidades especiais, entre outras atividades.

Podem se inscrever jovens de 18 a 27 anos e ter conhecimento da língua alemã. Inscrições até 20 de janeiro.

Mestrado em Cultura Europeia via Erasmus

Cultura Europeia é um dos cursos com bolsa para brasileiros. Foto: Pxhere

Cultura Europeia é um dos cursos com bolsa para brasileiros. Foto: Pxhere

Conhecido como um dos maiores programas de bolsas de estudo e intercâmbio do planeta, o Erasmus Mundus oferece bolsas de estudo para mestrado em Cultura Europeia universidades da Europa. Podem participar pessoas formadas em letras, literatura, linguística, história ou história da arte.

O candidato precisa ter inglês mínimo intermediário (B1) além da língua da universidade participante (mínimo intermediário B2):

• Universidade de Bolonha – Italiano;
• Universidade da Alta Alsácia – Francês;
• Universidade de Estrasburgo – Francês;
• Universidade Aristóteles de Salonica – Grego e/ou francês;
• Universidade de Lisboa – Português e/ou francês;
• Universidade Estatal Russa para Humanidades – Russo;
• Universidade de Mumbai – Francês.

Outras regras para concorrer são:

• não ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos
• ter dedicação integral
• nunca ter sido contemplado com uma bolsa Erasmus

As inscrições com direito à bolsa de estudos completa acontecem até 20 de janeiro.

Bolsa para mestrado em Psicologia na Europa

Foto: Pxhere

Bolsa de mestrado em Psicologia na Irlanda. Foto: Pxhere

O Erasmus Mundus também oferece mestrado em outra área: Psicologia. A bolsa faz parte do programa Global-MINDS para países como Portugal, Polônia, Noruega, Turquia e Irlanda. Com aulas em inglês, o curso tem duração de dois anos.

Participam as universidades:

• Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal;
• Universidade de Ciências Sociais e Humanas de Varsóvia-SWPS, na Polônia;
• Universidade de Oslo-UiO, na Noruega;
• KU Universidade de Istambul, na Turquia;
• Universidade de Limerick, na Irlanda.

As inscrições terminam em 20 de janeiro.

Finlândia tem bolsas para mestrados em diversas áreas

Foto: Divulgação

Filândia também tem inscrições abertas para bolsas de estudos. Foto: Divulgação

Biotecnologia, ciências sociais e humanas, direito, matemática, medicina e economia. Essas são áreas onde bolsistas podem atuar em diversos cursos de mestrado na Universidade de Turku, na Finlândia. O programa de bolsas oferece bolsa integral com cobertura total das taxas universitárias por dois anos, bolsa parcial com cobertura de metade das taxas por dois anos, além de bolsa integral no segundo ano de mestrado para estudantes de excelente desempenho no primeiro ano.

A universidade é reconhecida no país, tendo mais de 25 mil pessoas atuantes, entre estudantes, professores e funcionários. As inscrições vão até 25 de janeiro.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar