Quais são as melhores universidades irlandesas?

Quais são as melhores universidades irlandesas?

Elizabeth Gonçalves

8 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

O governo irlandês tem deixado bem claro que um dos principais objetivos educacionais do país é aumentar o número de estudantes internacionais inscritos em cursos superiores de graduação, mestrado e doutorado. A meta é que até 2020 o número de estudantes matriculados nessas instituições suba para 44 mil.

E se você é um desses estudantes que está planejando seguir a vida acadêmica na Irlanda e pretende investir num curso em uma instituição renomada, a boa notícia é que muitas universidades irlandesas têm se destacado em rankings internacionais que avaliam a qualidade do ensino. Um dos principais é o QS World University 2018, no qual sete universidades públicas do país estão classificadas entre as 700 melhores do mundo. Confira quais são:

Trinity College Dublin

Trinity é a mais antiga universidade irlandesa. Foto: Pixabay

Trinity é a mais antiga universidade irlandesa. Foto: Pixabay

Fundada em 1592, a Trinity é a instituição de ensino superior mais antiga da Irlanda e também a que melhor representa o país no ranking internacional, ocupando a 88ª posição. Mais de 17 mil estudantes estão matriculados na universidade, que oferece cursos nas áreas de artes, humanas, ciências, engenharia e saúde.

University College Dublin

A UCD é outra tradicional universidade irlandesa. Fundada em 1854, ela ocupa atualmente a 168ª posição no ranking. Com mais de 33 mil alunos, a universidade se divide em cinco faculdades. Entre os célebres alunos da universidade, estão nomes como o escritor James Joyce, o ator Gabriel Byrne e o diretor de cinema Neil Jordan.

National University of Ireland, Galway

Localizada na cidade de Galway, no oeste da Irlanda, a universidade tem mais de 17 mil alunos e ocupa a 243ª posição no ranking internacional. Por lá passaram o ex-primeiro ministro irlandês, Enda Kenny, e também o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins. Entre os destaques da instituição, estão cursos de medicina, artes e ciências.

University College Cork

UCC foi eleita universidade do ano. Foto: Pixabay

UCC foi eleita universidade do ano. Foto: Pixabay

Essa é a quarta mais bem colocada universidade irlandesa nos rankings internacionais, ocupando a 283º lugar. A instituição também foi eleita em 2017 pelo jornal The Sunday Times como universidade do ano. Com mais de 20 mil alunos, a UCC tem um dos principais departamentos de pesquisa do país.

Dublin City University

Créditos: Facebook DCU.

Créditos: Facebook DCU.

Apesar de jovem, fundada em 1975, a DCU tem obtido um ótimo desempenho educacional e ocupa a 391ª posição entre as melhores do mundo. Também localizada em Dublin, a DCU tem mais de 16 mil alunos e oferece cursos nas áreas de engenharia, negócios, artes e ciências.

University of Limerick

Universidade de Limerick prepara alunos para o mercado de trabalho. Foto: The Journal

Universidade de Limerick prepara alunos para o mercado de trabalho. Foto: The Journal

Ocupando a 501ª posição do ranking mundial, a Universidade de Limerick se destaca por oferecer cursos inovadores e de forte relevância para o mercado de trabalho, sendo que muitos graduandos são disputados pelas empresas logo após finalizarem seus estudos.

Dublin Institute of Technology

Fundada em 1887 com foco no ensino técnico no país, o DIT ocupa a 651ª posição no ranking das melhores universidades do mundo. Além disso, é uma das maiores universidades irlandesas, com mais de 20 mil alunos matriculados e é reconhecida pela qualidade em cursos como marketing, arquitetura, engenharia, música, jornalismo, entre outros.

Além das sete instituições mencionadas acima, vale destacar que a National University of Ireland Maynooth fica com a 701ª posição no ranking, enquanto a Royal College of Surgeons (RCSI) está entre as 500 melhores universidades de medicina do mundo, de acordo com o ranking da consultoria QS.

Esta publicação é um oferecimento da STW INTERCÂMBIO | STUDY TRAVEL WORK

A STW Intercâmbio vem prestando serviços especializados na área de intercâmbio cultural, vendas de passagens aéreas e consultoria para brasileiros no exterior. Tem parceria com as melhores instituições de ensino, residências estudantis e companhias de assistência médica internacional.

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar