Quer saber qual a melhor universidade na sua área?

Quer saber qual a melhor universidade na sua área?

Elizabeth Gonçalves

4 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

MIT é uma das melhores universidades do mundo

MIT é uma das melhores universidades do mundo

Para quem pretende incrementar o currículo investindo em uma graduação de ponta no exterior, a primeira coisa a se fazer é obter o máximo de informações sobre a universidade onde se pretende estudar e também verificar em quais áreas ela é referência.

A missão pode até parecer complicada, mas os rankings anuais são de grande ajuda na hora de começar a pesquisa. Um dos mais respeitados é o QS World University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelly Symonds.

Portanto, conheça aqui quais universidades são referência em determinadas áreas, para poder planejar os seus próximos passos com maior segurança. A boa notícia é que nem sempre é necessário cruzar um oceano para se ter um diploma de ponta, já que instituições brasileiras como USP, UNESP, UNICAMP, entre outras, também figuram entre as principais do mundo.

Humanas

A Universidade de São Paulo (USP) aparece no ranking da QS em 46º lugar para o curso de comunicação social. Ela é a única universidade brasileira entre as 50 melhores do mundo para o curso. No topo dessa lista está a Universidade de Wisconsin Madison, nos Estados Unidos, seguida pela britânica London School of Economics and Political Science. Em terceiro lugar vem a universidade de Berkeley, na Califórnia.

Se a sua intenção é engatar uma carreira em Direito, como já é de se imaginar, o topo da lista é ocupado por nada menos do que Harvard. Em seguida estão Oxford e Cambridge, ambas britânicas. Em quarto lugar vem outra americana, Yale.

Quer fugir desses destinos clichês? A universidade de Melbourne, na Austrália, ocupa a oitava posição do ranking. A universidade de Toronto, no Canadá, está em 21º e a universidade de Hamburgo, na Alemanha, fica com o 41º lugar.

USP está entre as 50 melhores universidades com o curso de Comunicação Social Reprodução: Wikipedia

USP está entre as 50 melhores universidades com o curso de Comunicação Social. Reprodução: Wikipedia

Tecnologia

A área de TI está em alta ao redor do mundo, mas na hora de escolher um curso de qualidade fora do Brasil, qual é o melhor? De acordo com o ranking da QS, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tem o melhor curso de Ciência da Computação. Mais duas universidades americanas vêm em seguida, Stanford e Carnegie Mellon. Para quem não está interessado em estudar nos Estados Unidos, uma boa saída é o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, que ocupa o 8º lugar na lista.

Na verdade, o MIT é imbatível quando se trata da área de tecnologia. Mesmo assim, universidades de países como Itália, Japão, Singapura, Austrália e Índia também aparecem no ranking entre as 50 melhores do mundo para a área. Aliás, a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possuem cursos de graduação entre os 100 melhores para o setor.

Saúde

Se o seu sonho não é apenas ser médico, mas também estudar medicina na melhor universidade do mundo, Harvard é o caminho. A Trinity College, em Dublin, e a USP também aparecem na lista entre as melhores universidades para o curso.

Escola de Medicina de Harvard ocupa 1ª posição no ranking Reprodução: Wikipedia

Escola de Medicina de Harvard ocupa 1ª posição no ranking. Reprodução: Wikipedia

Exatas

Para quem quer estudar algo relacionado a finanças e contabilidade, os Estados Unidos é o destino mais certeiro para engatar a carreira. Harvard ocupa o primeiro lugar da lista. Stanford e MIT ocupam a quinta e sexta posição, respectivamente.

Instituições de países como Japão, Nova Zelândia, China, Itália, Dinamarca, Holanda, Canadá, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan e Suécia estão entre os 50 melhores no ranking.

História e Filosofia

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em 34º lugar no ranking das melhores universidades para o curso de História. Na 42ª posição, mais uma instituição brasileira, a UFRJ.

A Trinity College Dublin surge na 48ª posição. O primeiro e segundo lugar da lista ficam com instituições as britânicas Cambridge e Oxford, respectivamente. Harvard, Yale, Princeton e Berkeley ocupam as posições seguintes.

Em Filosofia, a Unicamp ocupa o 42º lugar. Ainda na América Latina, a Universidade de Buenos Aires está em 47º lugar. A primeira posição para o curso fica com a Universidade de Nova Iorque.

UNICAMP tem um dos melhores cursos de filosofia Reprodução: Band

UNICAMP tem um dos melhores cursos de filosofia Reprodução: Band

Curioso para saber quais são as instituições de referência para o seu curso? Consulte aqui a lista completa do ranking da QS e conte para a gente nos comentários quais são os seus planos de estudar no exterior.

Revisado por Tarcisio Junior

Veja também

Melhores destinos de intercâmbio

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar