Regulação na Irlanda pode levar Facebook a deixar a Europa

Regulação na Irlanda pode levar Facebook a deixar a Europa

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook ameaçou deixar a Europa se as restrições de envio de dados da Europa para a América continuar.

Em um processo da Data Protection Commission (DPC) — de Proteção de Dados da Irlanda — uma ordem preliminar foi concedida no mês passado para interromper a transferência de dados sobre clientes europeus para servidores nos EUA.

Segundo matéria da Vice, isso forçaria a empresa a deixar órfãos 410 milhões de pessoas que usam o Facebook e o Instagram na Europa.

A matéria mostra que a chefe de proteção de dados Facebook Irlanda disse que, se a decisão for mantida, “não está claro como, nessas circunstâncias, ele (Facebook) poderia continuar a fornecer os serviços do Facebook e Instagram na UE”.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020

Processo da Data Protection Commission contra o Facebook está acontecendo no tribunal de Dublin. Kon Karampelas/Unsplash

O Facebook acusa a Irlanda de colocar apenas uma pessoa para ser responsável por todo o processo para uma questão que poderá atingir toda a UE.

Além disso, diz que “está sendo destacado, observando que nenhuma outra grande empresa de tecnologia usando métodos semelhantes para transferir dados da UE para os EUA está sob o mesmo escrutínio”.

Apesar da fala da porta-voz no processo, o Facebook enviou nota à Vice negando que está ameaçando se retirar da Europa. O Facebook é uma das grandes multinacionais que escolheu a Irlanda para instalar sua sede europeia.

Leia também: Economia na Irlanda: de país pobre à referência de desenvolvimento

Foto de capa: NeONBRAND/Unsplash

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar