Reino Unido oficializa saída da União Europeia

Reino Unido oficializa saída da União Europeia

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Reino Unido sai oficialmente da União Europeia às 23h desta quinta-feira, 31 de dezembro de 2020, horário britânico. A nação insular — formada por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte — encerra 48 anos de história junto ao bloco econômico europeu.

A saída — apelidada de Brexit — se tornou uma novela, com um desenrolar desgastante tanto para os membros da UE quanto para os britânicos.

Com os parlamentares britânicos aprovando o Acordo de Retirada Brexit ontem, com uma maioria esmagadora em uma votação na Câmara dos Comuns, essa novela finalmente acabou.

Ontem, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse no Twitter, junto a uma foto assinando o acordo com a UE: “Ao assinar este acordo, cumprimos o desejo soberano do povo britânico de viver sob as suas próprias leis, elaboradas pelo seu próprio Parlamento eleito”.

Apesar de sair do bloco, a UE deve seguir sendo uma grande aliada do Reino Unido.

Às 23h desta quinta-feira, no momento da saída definitiva do Reino Unido, os sinos do Big Ben irão tocar, apesar de estarem em reparos há anos.

A presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, publicou uma foto assinando o acordo, dizendo que “foi um longo caminho”. É hora de deixar o Brexit para trás. Nosso futuro é feito na Europa”.

Ela também citou William Shakespeare e TS Eliot: “A despedida é uma doce tristeza. O que chamamos de começo é frequentemente o fim. E fazer um fim é fazer um começo.”

Outro momento marcante foi quando as autoridades retiraram a bandeira do Reino Unido do Conselho Europeu, deixando 27 bandeiras dos demais Estados membros da União Europeia.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar