Reunião de ruivos abre temporada de festivais inusitados na Irlanda

Reunião de ruivos abre temporada de festivais inusitados na Irlanda

Rubinho Vitti

10 meses atrás

Duendes, fadas, lugares misteriosos… a Irlanda está cheia de mistérios e curiosidades que vão além da imaginação. Em uma ilha tão cheia de mitos e lendas, não seria estranho que algumas festas e festivais realizados nestas terras fossem, no mínimo, inusitados.

De competição de melhor espantalho, passando pelo maior baile de encontros amorosos do país, são inúmeras as formas de fazer diferente de uma forma bem “irish”, cheio de alegria e diversão.

Conheça 7 eventos bem diferentes que já estão confirmados na Irlanda neste ano:

Kiss a Ginger

Foto: Pxhere

Ruivos se reúnem neste sábado, 12 de janeiro, no Phoenix Park, para o Kiss a Ginger Day. Foto: Pxhere

Se no Brasil os ruivos são considerados de uma beleza exemplar e rara, na Irlanda e em outras partes do hemisfério norte, eles são muitos, porém também são vítimas de preconceito. O ápice foi há dez anos, quando um grupo de pessoas lançou uma campanha na internet com o nome Kick a Ginger Day (dia de chutar um ruivo), baseado no desenho South Park, bem popular na época, onde o personagem Cartman descrevia pessoas de cabelo vermelho como “malvadas” e “sem alma”.

Logo, as crianças ruivas começaram a sofrer bullying nas escolas. O canadense Derek Forgie resolveu criar uma campanha inversa, a Kiss a Ginger Day (dia de beijar um ruivo). A ideia completa dez anos com o evento que acontece no sábado, 12 de janeiro, entre 13h e 15h, no Phoenix Park, em Dublin. Ruivos de todo o país são convidados a participar, além de pessoas de cabelos de todas as cores, como forma de apoio ao anti-bullying.

O próprio fundador Forgie participará do evento. “O dia também oferece aos ‘gingers’ uma chance de celebrar sua beleza natural entre amigos e estranhos”, diz o texto do evento no Facebook.

Serviço:

Kiss a Ginger Day

Sábado, 12 de janeiro, das 13h às 15h
Local: Phoenix Park (próximo à cruz)
Entrada gratuita
Informações: https://www.facebook.com/events/1185599238271688/

Wings Food Fest

Foto: Pxhere

Clássico festival Wings Food Fest, com muitas asinhas de frango picantes, acontece em Bray, durante o verão irlandês. Foto: Pxhere

O verão irlandês promete ser hot, no sentido picante da palavra. É que o tradicional Wings Food Fest, que acontece entre 20 e 21 de julho, em Bray, promove as famosas chicken wings (asinhas de frango). Todo o evento é baseado no quitute, tendo ainda competição para saber quem consegue provar as mais picantes peças do cardápio e quem come mais asinhas de uma só vez.

Como já é tradicional, haverá atrações como bandas e artistas na orla de Bray. Haverá também concurso para saber quais restaurantes oferecem os melhores pratos de chicken wings. Um grande mercado também possui uma variedade grande de opções de comida, além de artesanato.

Serviço:

Wings Food Fest

Dias 20 e 21 de julho, na orla da praia de Bray
Entrada gratuita
Inscrições: https://artisanevents.ie/events/wings-food-fest-2019/
Informações: http://wingsfoodfest.com/

Red Bull Flugtag

Foto: Divulgação

Máquinas voadoras caem ao mar de Dun Laoghaire no Red Bull Flugtag, que ainda não tem data para acontecer. Foto: Divulgação

O verão irlandês não é lá muito quente, mas há quem queira esfriar as temperaturas nas águas geladas do litoral de Dun Laoghaire. A cidade recebeu em maio de 2018 o Red Bull Flugtag. O evento nada mais é que a participação de engenheiros automotivos que constroem seus veículos voadores. Eles supostamente deveriam voar, mas, em uma brincadeira divertida, caem como pedra no mar geladíssimo. Ganha aquele a equipe que permanecer mais tempo no ar.

No ano passado, 43 equipes tentam desafiar a gravidade com estilo em frente a 65.000 pessoas. Carros que simulavam insetos ou até um vagão do Luas, o trem de Dublin, foram para os ares (e mares) na edição.

Fazia sete anos que a Irlanda não fazia o evento, que deve voltar a acontecer em maio deste ano.

Serviço:

Red Bull Flugtag

Sem data confirmada
Local: Dun Laoghaire
Informações: https://flugtag.redbull.com/irl/en/

MatchMaking

Quer encontrar o amor da sua vida? Seu lugar é Lisdoonvarna. A cidadezinha do condado de Clare, a 247 km de Dublin, promove anualmente o Lisdoonvarna Matchmaking Festival. Nada mais é que um encontro de pessoas disponíveis para um “date”. A tradição e a fama são tamanhas que hoje o evento tem lineup completo em um mês de programação.

Ele acontece de 30 de agosto a 29 de setembro, movimentando toda a cidadezinha de apenas 800 residentes. Eles trabalham nos diversos eventos que acontecem em diversas partes da cidade durante todo o mês e ainda possuem acomodação para os visitantes.

Apesar de pequena, a vila ganhou status de “sortuda” para arranjar um marido ou esposa. É que os pubs eram os pontos de encontro pós-colheita, onde o amor se conhecia e florescia entre a população rural. E, claro, o desfecho era uma grande festa de casamento. “A Irlanda rural pode ser um lugar solitário. Há muitos homens solitários, agricultores deixados para trás, enquanto muitas mulheres são baseadas nas cidades, então o festival é um ótimo lugar para elas se encontrarem ”, é o que afirma o criador do festival, o matchmaker Willie Daly.

Serviço:

Lisdoonvarna Matchmaking Festival

30 de agosto a 29 de setembro
Informações: https://www.matchmakerireland.com/

Durrow Scarecrow

Foto: Divulgação

Espantalhos de todos os tipos são criados para o Durrow Scarecrow Festival, em julho e agosto, no condado de Laois. Foto: Divulgação

Foi-se o tempo em que os espantalhos eram figuras tenebrosas feitas para espantar pássaros da colheita. Pelo menos no condado de Laois, mais especificamente na cidade de Durrow, distante 112 km de Dublin, as figuras macabras ganham simpáticas releituras em um festival que move a cidade entre 28 de julho e 5 de agosto.

O Durrow Scarecrow Festival acontece pela décima vez neste ano e reúne pessoas interessadas em criar suas próprias criaturas de palha, que concorrem nas categorias: mais atual, geral, escolar e juvenil. São até 3 mil euros em prêmios.

Quem não tem talento para criação de espantalhos poderá assistir a competição e participar do evento que tem comes e bebes, além de música e diversão.

Serviço:

Durrow Scarecrow Festival

28 de julho a 5 de agosto
Lodal: Durrow
Informações: http://durrowscarecrowfestival.com/

Puck fair

Foto: Divulgação

Cidade de Killorglin celebra o rei Puck durante a Puck Fair, em agosto. Foto: Divulgação

Todos os anos um morador da cidade Killorglin, 314 km de Dublin, sobe as montanhas atrás de um bode selvagem. Não, ele não será devorado ou posto na fogueira, mas sim homenageado na Puck Fair, a festividade mais antiga da Irlanda. Uma garota da cidade é coroada como a Rainha Puck e esta, na sequência, coroa o bode como Rei Puck. A partir daí começam as festividades, que acontecem entre 10 e 12 de agosto.

A tradição é uma forma de celebrar as boas colheitas do ano. Música e gastronomia tomam conta das atrações da festa, que faz questão de dizer que o Rei Puck é muito bem tratado durante todos os dias e no terceiro ele é levado de volta às montanhas.

Serviço:

Puck Fair

Dias 10, 11 e 12 de agosto
Local: Killorglin
Informações: http://puckfair.ie/

Tedfest

Foto

Trio de padres que protagonizam o seriado Father Ted, tema da festa TedFest, que acontece em agosto. Foto: Divulgação

A série de TV cult Father Ted, transmitida pela TV irlandesa e britânica entre 1995 e 1998, é bem conhecida entre os irlandeses. Com humor ácido, ela é um sátira à vida rural da ilha. E não é que criaram um festival para celebrar o sitcom?

Na história, três padres católicos romanos irlandeses vivem em uma paróquia na ficcional ilha Craggy, localizada na costa oeste da Irlanda. O padre Ted Crilly, o padre Dougal McGuire e o padre Jack Hackett vivem caoticamente juntos na casa paroquial de Craggy Island, junto com sua empregada Sra. Doyle, que sempre quer servir chá.

O festival recria o clima de Craggy também em uma ilha, em Aranmore, Donegal, e por isso o evento é limitado a pouco mais de 100 pessoas devido ao tamanho do lugar.

Por lá, são cantadas as canções do seriado, como My Lovely Horse, além de ser servido chá, e sanduíches. Os participantes podem ir vestidos com trajes clássicos da série, que basicamente são vestimentas católicas, como roupas de padres e freiras. O evento acontece entre 21 e 25 de fevereiro.

Serviço:

TedFest

21 a 25 de fevereiro em Aranmore, Donegal
Informações: https://www.dochara.com/events-in-ireland/tedfest/

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Dublin acende luzes de Natal nesta semana

    Entretenimento

    Dublin acende luzes de Natal nesta semana

    Novembro já está quase na metade, o frio no hemisfério norte já pode ser...

    Rubinho Vitti

    2 dias atrás

    Dublin acende luzes de Natal nesta semana
  • Musicalmente realizado na Europa

    Entretenimento

    Musicalmente realizado na Europa

    Sempre me assustei com a ideia de chegar aos 80 anos de idade e me arrepender...

    Colaborador E-Dublin

    5 dias atrás

    Musicalmente realizado na Europa

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar