Saiba como se proteger da gripe H1N1 na Irlanda

Saiba como se proteger da gripe H1N1 na Irlanda

Rubinho Vitti

9 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A gripe Influenza A (H1N1) já fez ao menos seis mortos na Irlanda neste inverno. A doença, segundo o HPSC (Health Protection Surveillance Centre) – Centro de Vigilância de Proteção à Saúde da Irlanda -, já tem 282 casos confirmados na estação, sendo 151 só na primeira semana de 2019. Pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a contrair a doença e estão no grupo de risco de morte. Segundo o Centro, a vacina ainda é a melhor forma de proteger contra a gripe.

Onde se vacinar?

Foto: Pxhere

Temporada de vacinas contra a Influenza acontece de Setembro a Março. Foto: Pxhere

A temporada de vacinação contra a Influenza acontece entre setembro e março. Ou seja, ainda há tempo de se prevenir. Os General Practitioners (GPs), ou clínicos gerais da Irlanda, oferecem a vacina contra a Influenza A (H1N1) gratuitamente para pessoas que fazem parte do grupos de risco:

1. ter 65 anos de idade e mais
2. ter alguma doença crônica
3. trabalhar na área de saúde
4. ser cuidador
5. viver em uma casa de repouso
6. ter contato regular com porcos ou aves
7. pessoas cujo sistema imunológico está comprometido devido a doença ou tratamento
8. pessoas com um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 40
9. pessoas com hemoglobinopatia
10. pessoas com síndrome de Down
11. mulheres grávidas (podem ser dadas em qualquer fase da gravidez)

Há ainda vacinas disponíveis para comprar em farmácias. Na Boots, uma das maiores redes de farmácia da Irlanda, por exemplo, existe um programa de vacinação Winter Flu Vaccination. Há ainda outras farmácias que disponibilizam a vacina como a Irish Pharmacy e Hickeys’s Pharmacy. O custo é de 20 euros.

Segundo a Irish Pharmacy Union, associação de farmácias da Irlanda, entre 2016 e 2017, foram cerca de 80 mil pessoas vacinadas contra a Influenza na Irlanda. É possível ainda consultar o seu seguro saúde para saber se há outras maneiras de se vacinar a partir do seu plano.

É preciso se vacinar todos os anos?

Foto: Pxhere

Recomendação é que a vacina seja aplicada todos os anos para combater o vírus da gripe. Foto: Pxhere

O vírus da gripe é mutável. Por isso, a indicação é que se vacine todos os anos para a proteção durante o inverno. Após a vacinação, é preciso esperar de 10 a 21 dias para estar realmente protegido contra a gripe.

Testes sanguíneos, como aqueles que detectam HIV ou hepatite C, por exemplo, não devem ser feitos durante duas semanas após a vacinação. Existe risco de falsos resultados por conta do efeito da vacina.

A recomendação é ficar na farmácia por 15 minutos após a vacinação, caso tenha efeitos colaterais imediatos como anafilaxia, que ocorre em raros casos. Eles têm procedimentos para lidar com isso.

Vale lembrar que uma boa alimentação e até mesmo vitaminas podem ajudar a prevenir-se contra a gripe.

Quais são os efeitos colaterais da vacina?

Foto: Pxhere

São raros e poucos os efeitos colaterais da vacina, mas eles podem surgir como alergias e dores. Foto: Pxhere

Ocasionalmente, as pessoas desenvolvem efeitos colaterais após uma vacinação contra a gripe. A maioria dos possíveis efeitos colaterais não é grave e desaparecerá por conta própria em um dia ou dois.

Os efeitos secundários mais comuns podem incluir febre, mal-estar, tremores, fadiga, dores de cabeça, sudação, dores musculares e nas articulações e reações cutâneas, tais como vermelhidão, inchaço, dor, nódoas negras e endurecimento da pele no local da injeção.

Reações raras incluem reações alérgicas graves, dor e inflamação do nervo, dormência, formigamento, convulsões, trombocitopenia (uma doença do sangue), vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) e distúrbios nervosos raros. Procure ajuda médica se tiver sintomas de algumas destas doenças.

Quais os sintomas da Influenza A (H1N1)?

Foto: Pxhere

Sintomas da Influenza A é igual aos da gripe, mas não desaparecem e podem se intensificar após dez dias de contágio. Foto: Pxhere

A gripe H1N1 é muito parecida com uma gripe comum em seu primeiro momento. O site Under The Weather apresenta diversas dicas para saber quais os sintomas. Segundo o site, em até oito dias uma gripe comum desaparece.

• 1-2 dias: sintomas como dor de garganta, febre e dor muscular se desenvolvem rapidamente e você se sentirá muito mal. Normalmente, você não precisa ver o médico, pois a maioria da gripe pode ser tratada em casa. Beba muitos líquidos para substituir os que foram perdidos pela transpiração. Descanse bastante e coma de forma saudável. Se você está em risco de complicações da gripe, você deve consultar um médico, pois pode precisar de medicamentos especiais antivirais. Estes funcionam melhor se iniciados dentro de 48 horas após os sintomas da gripe.

• 3 a 5 dias: Seus sintomas estão agora no auge e você se sentirá em seu pior momento. Continue a beber muitos líquidos para repor os que foram perdidos pela transpiração e pelo nariz escorrendo. Certifique-se de que ainda está descansando e comendo de forma saudável.

• 5-8 dias: Nesse estágio, você deve começar a se sentir muito melhor, embora a tosse e o cansaço geral durem de duas a três semanas. Mais uma vez, continue a beber muitos líquidos e coma de forma saudável. Você pode retornar às atividades normais quando se sentir melhor.

Se os sintomas não desaparecerem entre uma semana e dez dias é porque a gripe pode ser mais forte. O médico deve ser procurado se houver ainda muita dificuldade para respirar, dores no peito, catarro espesso e amarelado ou esverdeado, catarro com sangue, dor de ouvido, estar muito sonolento, etc.

Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar