Saiba onde fazer exames de DST na Irlanda

Saiba onde fazer exames de DST na Irlanda

Edu Giansante

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Conheceu uma pessoa incrível no intercâmbio e as coisas estão ficando mais íntimas? Vale lembrar que se cuidar é essencial. Portanto, além do indispensável uso da camisinha, é sempre bom fazer exames para se certificar de que tudo está em ordem com o seu corpo.

Realizar check-up é essencial para manter a vida sexual saudável. Foto: Dreamstime

Afinal, é impossível saber se alguém ter alguma DST (doença sexualmente transmissível) apenas pela aparência. Assim, tanto homens quanto mulheres precisam realizar exames preventivos regularmente. A boa notícia é que existem diversas formas bem práticas de se fazerem os testes na Irlanda. Confira:

Guide Clinic

A Guide Clinic é uma unidade do St. James Hospital, em Dublin, especializada em DST. Além de realizar os exames com sigilo total, o atendimento é gratuito e bem rápido.

Não é necessário agendar atendimento na Guide Clinic, pois ele é realizado por ordem de chegada. Para ser atendido, basta comparecer ao local às segundas, terças e quintas, a partir das 8h da manhã, para retirar o seu tíquete de atendimento. Nos demais dias, a clínica atende apenas casos específicos, que apresentem agendamento prévio.

Além dos exames, a clínica oferece tratamento para as principais doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia, sífilis, herpes, verrugas genitais, HIV, entre outras.

Para as mulheres, vale destacar que a clínica não realiza o teste para HPV (papiloma vírus), um dos principais causadores do câncer de colo de útero. Nesse caso, é necessário ir a um clínico geral, aqui chamado de GP, para realizar um smear test, o papanicolau.

Guide Clinic realiza testes e tratamento de DST’s gratuito. Foto: Dreamstime

Ao chegar à Guide Clinic, você deve preencher um formulário, que inclui informações como nome, telefone e endereço. Atenção: para ser atendido na clínica, é necessário ter um número de telefone irlandês, caso eles precisem entrar em contato com o resultado de exames.

De acordo com a clínica, os resultados dos testes para DST’s como gonorreia, candidíase, vaginite, por exemplo, ficam prontos entre 20 e 30 minutos após a realização dos exames. Entretanto, os testes para clamídia e HIV levam em torno de 2 semanas para serem concluídos.

Caso o diagnóstico seja positivo para alguma DST, um consultor de saúde vai orientar sobre o problema e oferecer o tratamento gratuito. Para a maioria dos pacientes, o retorno à clínica para acompanhar o tratamento não é necessário, acontecendo apenas em casos mais complexos.

Além da Guide Clinic, em Dublin, pacientes podem realizar os testes para DST na STI Clinic do Mater Hospital, no centro da cidade. O atendimento também é gratuito. Entretanto, é necessário agendar a consulta com antecedência.

Para quem está fora de Dublin, a boa notícia é que o departamento de saúde irlandês (HSE) disponibiliza clínicas de DST que atendem gratuitamente em todo o país. A lista completa está disponível online.

Lets Get Checked

Para quem quer checar a saúde sexual com um pouco mais de privacidade, sem precisar ir ao médico, o Lets Get Checked é uma maneira bem prática de se realizar o teste de DST.

Lets Get Checked é ideal para quem quer realizar check-up com privacidade. Foto: Dreamstime

O kit para a realização do teste pode ser adquirido online ou nas principais farmácias do país. Você mesmo realiza a coleta da amostra que será analisada e reenvia o teste para o laboratório. A amostra será analisada e dentro de 2 dias um profissional de saúde entra em contato por telefone com os resultados.

Ao contrário da Guide Clinic e outras clínicas de DST disponibilizadas pelo departamento de saúde irlandês, onde o atendimento é gratuito, o Lets Get Checked custa a partir de 49 euros. Nesse caso, é possível testar para DST’s como clamídia e gonorreia.

Versões mais completas do teste também estão disponíveis. Por 249 euros, por exemplo, você pode ser testado  para uma gama muito maior de doenças, incluindo herpes, HIV, sífilis, hepatite, entre outras.

Sintomas de DST’s

Alguns dos principais sintomas de DST são:

– Coceira ao redor da vagina/pênis;
– Corrimento/secreção na uretra do homem;
– Dor durante o sexo ou ao urinar;
– Lesões de tipo cancro, não dolorosas, na área genital, ânus, língua e/ou garganta;
– Urina escura, urinar a todo o momento, fezes mais claras;
– Pequenas vesículas ou nódulos que se rompem na área genital;
– Febre, dor no corpo, gânglios linfáticos aumentados;
– Perda de peso, suores noturnos, cansaço inexplicável, infecções raras acontecendo;
– Verrugas cor da pele na área genital.

Caso apresente alguns dos sintomas acima, vá ao médico.  Se tiver relações sexuais, sejam elas com alguém fixo ou não, faça exames regularmente, para o seu bem e para o bem dos seus parceiros.

Como mencionado anteriormente, não há qualquer taxa para os atendimentos realizados nas clínicas de STI nos hospitais irlandeses. Além disso, o hospital vai manter sigilo absoluto sobre as suas visitas e não se comunicará com seu médico/parceiro(a), a menos que você solicite que o façam.

Edu Giansante
Edu Giansante, Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar