Saiba por que é importante fazer o IELTS

Saiba por que é importante fazer o IELTS

Elizabeth Gonçalves

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Se você já está morando na Irlanda, onde o inglês é o idioma principal, você certamente vai precisar de uma evidência que comprove suas habilidades na língua inglesa para se candidatar a cursos superiores.

Para quem pretende retornar ao Brasil, demonstrar o domínio do inglês por meio do teste IELTS também pode ajudar a galgar oportunidades de emprego ou promoções em território brasileiro.

IELTS é o certificado de proficiência em inglês mais popular do mundo. © Lamai Prasitsuwan | Dreamstime.com

Reconhecido por mais de 10.000 organizações em mais de 140 países, o IELTS — International English Language Testing System — é o exame de proficiência em inglês mais popular do mundo, com mais de 3.8 milhões de testes realizados em 2018.

Propriedade conjunta do British Council, IDP: IELTS Austrália e do Cambridge ESOL Examinations da Universidade de Cambridge, o exame reflete de forma prática como você vai usar o inglês para estudar, trabalhar e viver onde o idioma inglês é falado.

Desenvolvido por alguns dos maiores especialistas em avaliação linguística, o teste explora as quatro habilidades de comunicação em inglês: interpretação oral e escrita, redação e conversação.

Além de ser requisitado por instituições de ensino superior ao redor do mundo para cursos ministrados em inglês, o IELTS pode ajudar você a cumprir o critério de imigração, caso pretenda ir para o exterior. Todas as autoridades de imigração que exigem um teste de língua inglesa aceitam o IELTS. Como exemplo, temos o Canadá.

Versões do exame

O IELTS está disponível em duas versões: a acadêmica e a de treinamento geral. Sendo que a versão acadêmica é indicada para quem pretende realizar um curso superior em um país onde o inglês é o idioma principal. Já o teste de treinamento é recomendado para quem pretende trabalhar, estudar segundo grau ou migrar para um país cujo idioma oficial é o inglês.

Em ambos os casos, os candidatos realizam o mesmo teste de interpretação oral e conversação, porém diferentes provas de interpretação de texto e redação.

Exame pode ser realizado nas cidades de Cork, Galway, Limerick e Dublin. © Vasyl Dolmatov | Dreamstime.com

Como prestar o IELTS na Irlanda?

O primeiro passo para realizar o seu registro é escolher o seu local de prova. Na Irlanda, o teste do IELTS pode ser realizado nas cidades de Cork, Galway, Limerick e Dublin. Se você está pensando em prestar o exame na capital irlandesa, existem cinco instituições que oferecem o exame. Entre as opções, a Dublin City University (DCU) é oficialmente o mais novo centro de exames IELTS.

O teste está disponível durante 48 semanas por ano em datas fixas, sendo realizado até 4 vezes por mês, de acordo com a demanda no local da prova. Saiba mais sobre as datas disponíveis para realização do IELTS na DCU.

Antes de se inscrever para a prova, certifique-se de ter em mãos um documento de identificação original válido (passaporte ou RG) com sua assinatura, data de nascimento, foto e data de vencimento legíveis. Você ainda pode fazer o download do guia Informação para Candidatos, que contém informações úteis sobre a estrutura e as questões da prova, além de dados sobre seus resultados.

Com a data do exame e local definidos, você pode fazer o agendamento online ou, ainda, através de um formulário de inscrição que deve ser impresso, preenchido e enviado para o local do exame.

O preço de inscrição pode variar de acordo com cada país. Na Irlanda, o valor para inscrição no IELTS Academic ou General Training é de €200 (versão em papel ou no computador). Após o processamento da inscrição, o centro responsável enviará uma confirmação por escrito da data e hora do seu teste.

Preparado para fazer a sua inscrição? Aqui você encontra diversos materiais de suporte que vão lhe ajudar durante o período de preparação. Bons estudos e boa sorte!

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar