Sarau Maré traz poesia para Dublin

Sarau Maré traz poesia para Dublin

Ávany França

2 dias atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Marluce Lima é brasileira, poeta e escritora e, além da sua colaboração para o E-Dublin com alguns contos, ela assina um projeto de sarau literário em Dublin. Intitulado “Sarau Maré”, o projeto tem reunido poetas, escritores, músicos e artistas brasileiros, para encontros periódicos dedicados à disseminação da língua portuguesa e da cultura brasileira por meio da arte.

A novidade boa é que o Sarau Maré também terá seu lugar cativo aqui no E-Dublin, com alguns fragmentos de palavras disseminadas em tom poético e com a divulgação de artistas, poetas e amantes das palavras que, junto à Marluce, trazem um pouco da sonoridade poética para a Irlanda.

Você sabe o que é “Sarau”?

Sarau Maré um projeto que traz poesia para Dublin pelas mãos da brasileira Marluce Lima. Reprodução: Facebook

Sarau Maré um projeto que traz poesia para Dublin pelas mãos da brasileira Marluce Lima. Reprodução: Facebook

“Sarau” é uma palavra originada do latim (“sera nus” — entardecer), também através do galego “serão” (anoitecer), possivelmente derivado do francês “soirée” e do catalão “sarau”.

A ideia desse evento cultural chegou ao Brasil no ano de 1808, trazida pela Família Real, e era privilégio de um seleto público (aristocratas e burgueses). Os saraus foram tomando formas mais democráticas ao longo do tempo e, hoje, eles estão espalhados pelas escolas, cidades e periferias do Brasil, sem distinção.

A linguagem da poesia tem o poder de aproximar mundos, trazendo à tona experiências, modos de enxergar, memórias e sentimentos diversos. Por essas razões e para uma maior integração e fortalecimento da nossa comunidade brasileira, trouxemos o sarau para Dublin, a fim de nos conectar e nos aproximar dos diferentes mundos daqueles que vieram do mesmo ponto do globo, o Brasil.

Intitulado “Sarau Maré”, o projeto tem reunido poetas, escritores, músicos e artistas brasileiros, para encontros periódicos dedicados à disseminação da língua portuguesa e da cultura brasileira por meio da poesia e arte.

Projeto Sarau Maré reune artistas brasileiros em Dublin. Foto: Divulgação

Projeto Sarau Maré reúne artistas brasileiros para a disseminação da Língua Portuguesa em Dublin. Foto: Divulgação

Seguindo a tradição do evento, os Saraus são reuniões intimistas, na sala de estar ou, até mesmo, nos jardins das casas cedidas gentilmente pelos participantes ou entusiastas da arte. Por isso, o convite é enviado individualmente por e-mail aos interessados em participar. O espaço é informal e livre para interação e expressão, cada palavra é ouvida e sentida, e cada som nos faz vibrar por um mundo mais poético.

Tendo interesse em participar ou receber um encontro em seu espaço, envie um e-mail para [email protected] O próximo Sarau Maré acontece no dia 20 de julho. Para adquirir o ingresso gratuito, acesse aqui. As performances são gravadas, e o material é divulgado no canal do “Sarau Maré” no YouTube:

Mais informações sobre o projeto e os próximos encontros estão disponíveis na página do “Sarau Maré” no Facebook ou Instagram @saraumare.

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar