Sarau Maré traz poesia para Dublin

Sarau Maré traz poesia para Dublin

Colaborador E-Dublin

5 meses atrás

Marluce Lima é brasileira, poeta e escritora e, além da sua colaboração para o E-Dublin com alguns contos, ela assina um projeto de sarau literário em Dublin. Intitulado “Sarau Maré”, o projeto tem reunido poetas, escritores, músicos e artistas brasileiros, para encontros periódicos dedicados à disseminação da língua portuguesa e da cultura brasileira por meio da arte.

A novidade boa é que o Sarau Maré também terá seu lugar cativo aqui no E-Dublin, com alguns fragmentos de palavras disseminadas em tom poético e com a divulgação de artistas, poetas e amantes das palavras que, junto à Marluce, trazem um pouco da sonoridade poética para a Irlanda.

Você sabe o que é “Sarau”?

Sarau Maré um projeto que traz poesia para Dublin pelas mãos da brasileira Marluce Lima. Reprodução: Facebook

Sarau Maré um projeto que traz poesia para Dublin pelas mãos da brasileira Marluce Lima. Reprodução: Facebook

“Sarau” é uma palavra originada do latim (“sera nus” — entardecer), também através do galego “serão” (anoitecer), possivelmente derivado do francês “soirée” e do catalão “sarau”.

A ideia desse evento cultural chegou ao Brasil no ano de 1808, trazida pela Família Real, e era privilégio de um seleto público (aristocratas e burgueses). Os saraus foram tomando formas mais democráticas ao longo do tempo e, hoje, eles estão espalhados pelas escolas, cidades e periferias do Brasil, sem distinção.

A linguagem da poesia tem o poder de aproximar mundos, trazendo à tona experiências, modos de enxergar, memórias e sentimentos diversos. Por essas razões e para uma maior integração e fortalecimento da nossa comunidade brasileira, trouxemos o sarau para Dublin, a fim de nos conectar e nos aproximar dos diferentes mundos daqueles que vieram do mesmo ponto do globo, o Brasil.

Intitulado “Sarau Maré”, o projeto tem reunido poetas, escritores, músicos e artistas brasileiros, para encontros periódicos dedicados à disseminação da língua portuguesa e da cultura brasileira por meio da poesia e arte.

Projeto Sarau Maré reune artistas brasileiros em Dublin. Foto: Divulgação

Projeto Sarau Maré reúne artistas brasileiros para a disseminação da Língua Portuguesa em Dublin. Foto: Divulgação

Seguindo a tradição do evento, os Saraus são reuniões intimistas, na sala de estar ou, até mesmo, nos jardins das casas cedidas gentilmente pelos participantes ou entusiastas da arte. Por isso, o convite é enviado individualmente por e-mail aos interessados em participar. O espaço é informal e livre para interação e expressão, cada palavra é ouvida e sentida, e cada som nos faz vibrar por um mundo mais poético.

Tendo interesse em participar ou receber um encontro em seu espaço, envie um e-mail para [email protected] O próximo Sarau Maré acontece no dia 20 de julho. Para adquirir o ingresso gratuito, acesse aqui. As performances são gravadas, e o material é divulgado no canal do “Sarau Maré” no YouTube:

Mais informações sobre o projeto e os próximos encontros estão disponíveis na página do “Sarau Maré” no Facebook ou Instagram @saraumare.

O “Sarau Maré” criou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar fundos para a edição de revista trimestral bilíngue, em que serão publicados textos e poemas do grupo. Vale um clique para saber mais informações sobre a revista.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar