Símbolos cristãos serão banidos de escolas na Irlanda

Símbolos cristãos serão banidos de escolas na Irlanda

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda é conhecida por ser historicamente muito cristã, com a fé das igrejas católica e protestante sendo bem forte em todo o país até pelo menos o início do século 21. É possível ver os símbolos da crença em centenas de igrejas espalhadas pela ilha.

Mas agora, esses símbolos serão banidos de um outro local sagrado na vida de qualquer pessoa, a escola. E quando se fala em símbolos cristãos, inclui celebrações, como missas obrigatórias, e visitas de autoridades religiosas.

Mais de 200 instituições de ensino que fazem parte do State’s Education and Training Boards (ETBs) — Conselhos de Educação e Treinamento do Estado — terão de fazer valer o que são, “multi-denominational”, ou seja, multidenominacionais, locais seguros para pessoas de “múltiplas crenças”.

Símbolos cristãos não poderão mais ser exibidos em cerca de 200 escolas na Irlanda. Foto: James L.W/Unsplash

Segundo consta em reportagem do jornal Irish Times, o currículo estadual determina que as escolas “não ofereçam instrução religiosa ou formação na fé para uma religião em particular durante o dia escolar”.

Ao invés disso, elas devem oferecer “educação religiosa na qual os alunos aprendem sobre uma variedade de religiões e crenças diferentes”, algo que muitas escolas católicas não estavam fazendo, focando o ensino na única crença que acreditam ser relevante.

Leia também: 5 referendos importantes para a história da Irlanda

O ETB deverá montar um guia para orientar como as escolas devem se comportar a respeito do ensinamento das religiões e a não promoção de nenhuma específica.

A exibição de símbolos religiosos, se acontecer, deverá ser ampla e conter representações de toda a comunidade escolar.

Leia também: Acordo da Sexta-feira Santa celebra 22 anos

Foto de capa: Dejan Livančić/Unsplash

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar