Sistema de viagens entre países da UE entra em vigor no domingo

Sistema de viagens entre países da UE entra em vigor no domingo

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O sistema de “semáforo” criado pela União Europeia (UE) com informações sobre viagens entre países do bloco entrará em vigor na Irlanda no próximo domingo, 8 de novembro. A ideia é que, dependendo do grau de contaminação de cada país, existam regras e restrições diferentes na hora de desembarcar na Irlanda ou em outra localidade da Europa.

Basicamente, pessoas que desembarcam de países determinados com a cor verde, que significa baixo risco, terão livre acesso a outro país europeu. Passageiros vindos de locais classificados com outras cores, que determinam um risco maior de contaminação, precisarão se submeter a testes, ficar em isolamento, fazer quarentena ou seguir outras medidas determinadas.

Aqueles que viajarem de países classificados com a cor laranja deverão fazer quarentena, a não ser que façam o teste da Covid-19 pré-viagem em seu país de partida até três dias antes de embarcar. Se negativo, o viajante pode levar consigo um certificado de liberação, evitando assim o isolamento obrigatório em seu destino.

Ouça: Lockdown na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 92)

Mapa da UE mostra cores de países europeus que identificam risco de contaminação pela Covid-19. Imagem: reprodução ECDC.

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, com sede em Estocolmo, na Suécia, é responsável por classificar os países. Ele publica um mapa semanal da UE às sextas-feiras, mostrando as diferentes categorias.

Leia também: 10 dias depois do lockdown, cai para metade número de novos casos na Irlanda

Conheça as regras para cada cor:

  • Verde: pessoas que chegam destes locais podem entrar no estado sem a necessidade de restringir o movimento ou passar por testes para Covid-19
  • Laranja: haverá necessidade de restringir os movimentos, a não ser se houver resultado de teste negativo antes da partida.
  • Vermelho e cinza: passageiros devem restringir os movimentos por 14 dias.

Desde 13 de outubro, a Irlanda usa o sistema de semáforo para determinar as regras da extinta “Green List”.

Atualmente, apenas regiões da Finlândia e da Noruega estão incluídas na cor verde, mas são considerados laranja por outras regiões estarem em situação mais arriscada. Também figuram nesta cor Dinamarca, Latvia, Grécia e Ilhas Canárias. A maioria dos outros países, incluindo a Irlanda, está em vermelho.

Vale lembrar que a regra do Nível 5 do lockdown na Irlanda não permite que os cidadãos se afastem 5 km de suas casas. Ou seja, não é permitido viajar nem mesmo pelo país, a não ser que existe uma razão essencial para isso.

O site do DFA (Department of Foreign Affair) diz que todos os passageiros que chegam à Irlanda vindos do exterior são obrigados a preencher um “formulário de localização” antes da entrada.

“Em consonância com a abordagem dos semáforos da UE, não há restrições à entrada de viajantes de regiões verdes. Atualmente, todos os passageiros que entram na Irlanda vindos das regiões vermelha, laranja e cinza devem restringir seus movimentos por 14 dias”.

Outras informações estão disponíveis no site do governo irlandês.

 

Foto de capa: John Thomas/Unsplash

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar