Tenho passaporte europeu. O que muda nas exigências de intercâmbio?

Colaborador E-Dublin

8 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

A resposta dessa pergunta é TUDO. Se você é Brasileiro e possui um passaporte Europeu, pode se considerar um sortudo. Isso significa que você não precisa ter um visto de estudante pra viver na Irlanda e sendo assim, não existem tantas burocracias.

Se além do passaporte Europeu você também tiver uma alma aventureira, ótimo! Você tem passe livre na Europa e pode usufruir disso pra viver em outros países e aproveitar a juventude vagando por aí, viajando, conhecendo um monte de lugares legais, aprendendo outras línguas e trabalhando também. O leque de oportunidades é bem maior!

Na Irlanda, tudo o que você vai precisar fazer é mostrar seu passaporte Europeu na imigração do aeroporto.

Pra arrumar um emprego você vai precisar abrir uma conta bancária e também tirar o PPS (equivalente ao CPF no Brasil).

Uma boa idéia é: se você quiser estudar seis meses de inglês, procure saber das agências quais são as ofertas oferecidas aos alunos Brasileiros. Em geral, as escolas na Irlanda têm oferecido pacotes bem acessíveis aos alunos da America Latina. Geralmente esses pacotes incluem material escolar ou algumas semanas de acomodação.

Mesmo que aqui você vá assumir sua nacionalidade Européia, não custa nada fazer um comparativo de preços e saber o que sai mais barato. Obviamente, fechar um pacote com seis meses de curso também não é uma exigência, então você pode fazer como preferir.

Na hora de procurar emprego, coloque sua nacionalidade Européia no currículo. Quem receber seu CV vai saber que você pode trabalhar part-time ou full-time, independente de visto. Isso com certeza vai ser uma vantagem na hora de te avaliarem como candidato pra uma vaga de emprego.

A maioria dos Brasileiros só pode trabalhar part-time (20 horas semanais), por que obrigatoriamente precisa freqüentar a escola durante o dia.

Frequentar a escola, inclusive, vai ser sua decisão pessoal. Os Brasileiros que vivem aqui com o visto de Estudante precisam andar na linha em relação a isso. Se faltar muita aula, corre o risco de não conseguir renovar o visto pra mais um ano. Já você, amiguinho sortudo, pode decidir de que forma vai conciliar trabalho e estudo, sem ter a imigração no seu pé.

Em suma, as coisas vão sair bem mais baratas pra você, que não vai precisar comprovar €3.000 em conta bancária, nem comprar seis meses de curso se não quiser, nem pagar €300 na imigração pra tirar o IRISH RESIDENCE PERMIT- IRP. Confira a opinião de Brasileiros com Passaporte vermelho:

Nicolas Catani, 17, é natural do Rio de Janeiro, Brasileiro com pai Italiano. “Não vim pra Dublin pra  trabalhar. Queria estudar Inglês por 6 meses e voltar pro Brasil pra terminar minha faculdade de Engenharia de Produção. Ter um passaporte Europeu foi ótimo, pois não precisei trazer 3 mil euros pra cá, nem tirar visto. Mesmo assim, sinto que a imigração tem um ar de “desconfiança” em relação aos Brasileiros com passaporte, pois sempre me questionam por que nasci no Rio de Janeiro e tenho passaporte Italiano. Toda vez preciso repetir roda a história quando chego no Aeroporto”.

 

pedro-rebelo1-145x145Pedro Rebelo, 21, é de São Paulo, com cidadania Portuguesa. “Mais facilidade na hora de procurar emprego e também ter entrada gratuita em grande parte dos museus, parques e exposições na Europa são duas coisas que cito como vantagens de ter o passaporte. Acho que existe diferença de tratamento com relação a emprego. A maioria das empresas prefere contratar europeus ao invés de estrangeiros, por causa das próprias leis Européias mesmo. Em relação ao curso de Inglês, só depois que cheguei me dei conta de que eu poderia ter deixado pra escolher meu curso aqui, com mais calma. Fechei pelo Brasil o pacote de 6 meses. Faltou informação”.

Esses são apenas alguns exemplos reais das vantagens de possuir o famoso passaporte vermelho ou a cidadania europeia. Se você possui algum parentesco próximo como europeus, seja um bisavô, aquela vovó italiana ou algo do gênero, consulte a embaixada do referido país em sua região e informe-se se você tem direito a requerer a cidadania europeia, pois as vantagens são inúmeras!

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Veja também

Tudo sobre vistos na Irlanda: guia completo (2024)


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email