Teve a sua postagem para o Brasil devolvida? Entenda o que é o código S10

Teve a sua postagem para o Brasil devolvida? Entenda o que é o código S10

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Pessoas que moram no exterior e enviam postagens para o Brasil estão recebendo suas encomendas de volta com a justificativa de que não têm o código S10. Blogs e fóruns da internet estão cheios de pessoas falando sobre o assunto. Até mesmo compras feitas em grande sites como Amazon internacional estão entre os relatos de produtos que não chegaram ao país e voltaram para a empresa por falta do tal código. Mas o que é o S10?

Código é essencial para que encomendas internacionais que chegam ao Brasil sejam rastreadas corretamente. Foto: Pxhere

O código S10 UPU (Universal Postal Union) nada mais é que um código de rastreio de objetos com padrão internacional. Ele define um sistema de identificação de 13 caracteres para os itens postados com o objetivo de rastrear esses itens durante o transporte. A exigência desse código não é tão novidade assim, e desde o início de 2019 passou a ser exigido.

Leia também: Por que sua postagem internacional demora pra chegar ao Brasil?

São duas letras, um número de série de oito dígitos (no intervalo de 00000000 a 99999999), um dígito de verificação único e um código de país de duas letras (identificando o país da administração postal emissora). Cada país possui um serviço postal designado que controla todos os identificadores S10 daquele local.

Os Correios no Brasil devolvem objetos que não tenham código S10 válido no país. Por isso, a empresa ou mesmo a pessoa que for enviar uma correspondência para o território brasileiro deve apresentar um código de rastreio válido (iniciado com as letras R, U, C, E ou L), que deve estar disponível na operadora de correspondência na hora do envio.

Objetos iniciados em V ou terminados em YP não apresentam rastreamento no Brasil e serão devolvidos. Então é preciso verificar com a empresa de envio antes de despachar o objeto.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar