Trusted Partners: os grandes contratantes de estrangeiros

Trusted Partners: os grandes contratantes de estrangeiros

Larissa Fontes

4 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

De acordo com o Department of Business, Enterprise and Innovation, somente no ano de 2018 foram concedidos 11.305 vistos de trabalho na Irlanda. O número representa um aumento de aproximadamente 2.000 permissões concedidas para não-europeus quando comparado ao ano anterior.

Brasileiros seguem alto entre as nacionalidades de não-europeus mais contratadas na Ilha. Imagem: Pixabay

Entre estas, 1.290 foram para brasileiros, a segunda porção mais significativa entre as 106 nacionalidades, só perdendo para os indianos (3.806). Em 2019, os dados parciais divulgados pelo DBEI apontam que, somente entre os meses de janeiro e agosto, mais de 9.600 pedidos já foram registrados na Ilha. O Brasil segue na vice-liderança, com 917 novos carimbos de Stamp-4 até o momento.

Com o aumento considerável de requisições enviadas a cada ano, o processo burocrático para a aprovação dos vistos tem demorado cada vez mais – exceto para os Trusted Partners.

O DBIE noticiou recentemente em sua página que o departamento está enfrentando dificuldades por conta da grande demanda de requisições. O tempo de espera para os pedidos normais (Standart Applications) pode chegar a 12 semanas, enquanto os chamados Trusted Partners estão levando apenas 3 semanas para serem concluídos.

Lançada em 2015, a iniciativa dos “Parceiros Confiáveis”, em tradução livre, é uma iniciativa do governo Irlandês feita diretamente com empresas que contratam muitos estrangeiros. O objetivo é facilitar e acelerar o processo de emissão de vistos de trabalho para não-Europeus e vem funcionando como um atalho para os empregadores e empresas que pedem a Permissão de Trabalho para imigrantes com grande frequência. O objetivo é facilitar a papelada para essas companhias com alguns benefícios que são uma verdadeira mão na roda na hora da contratação.

Para que serve o Trusted Partners?

Um dos principais benefícios dos Trusted Partners é a redução da burocracia. Imagem: Pixabay

A medida basicamente poupa o tempo dos trâmites que envolvem a admissão do funcionário estrangeiro e o torna mais eficiente. A principal medida é o fim da obrigatoriedade de replicar as informações do contratante no formulário de cada contratado. Entre outros benefícios, estão:

  • Redução do tempo de processamento de cada pedido;
  • Diminuição da papelada (os contratantes não precisam assinar cada formulário, por exemplo);
  • Formulários simplificados;
  • Ausência de adição de custos para se tornar um “Trusted Partner”.

Os beneficiários podem aplicar para todos os tipo de vistos de trabalho, exceto o “Contract of Services Employment Permit”.

Leia também: Work Permit e o Green Card: Você sabe a diferença?

Quem são os Trusted Partners?

Empresas Trusted Partners saem na frente na corrida da contratação de estrangeiros. Imagem: Pixabay

Essa informação não é publicamente divulgada. Sabe-se apenas que são empresas que têm o costume de contratar uma grande quantidade de profissionais estrangeiros qualificados, por exemplo, as em “modo de expansão” ou Startups.

Para se tornar um “Parceiro Confiável”, a empresa ou o empregador precisa estar dentro de uma série de requisitos, entre eles:

  • O empregador precisa estar registrado na Central do Revenue e, quando necessário, no Companies Registration Office também;
  • O empregador que violou alguma lei trabalhista nos últimos 5 anos não pode aplicar para ser um “Trusted Partner”;
  • O empregador precisa se comprometer a notificar o DBEI se houver alguma mudança nas informações obrigatórias da empresa.

Confira o check-list completo.

Como uma empresa se torna um Trusted Partner?

Se a empresa estiver dentro das exigências feitas pelo DBEI, ela pode dar entrada no pedido. O processo é feito online mesmo, o que também reduz consideravelmente a dor de cabeça. Toda a documentação necessária será solicitada nessa etapa, assim como os detalhes pessoais do primeiro contratado.

Se concedido o título de parceiro, a empresa/contratante receberá um número de registro e o status de “Trusted Partner”, que tem validade de 2 anos e pode ser renovado. Esse número dá acesso a formulários próprios para a contratação de futuros contratados com todos os benefícios que mencionamos.

O DBEI leva apenas 2 a 5 dias para processar o pedido de “Trusted Partner” e dar o veredito.

Lembrando que, em caso de violação de alguma das regras impostas pelo Departamento, o número do registro é anulado na hora, e a empresa perde o acesso ao benefício, assim como o direito à renovação do mesmo.

Leia também: Como conseguir visto de trabalho na Irlanda

Larissa Fontes,

Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. (@larifontes_)

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar