Uma volta gratuita por dez museus europeus

Colaborador E-Dublin

3 anos atrás

Está programando sua Eurotrip e já está pensando nos passeios que poderá pagar e nos que terão que ficar para uma próxima vez?

Como sabemos que o orçamento do intercambista é geralmente apertado, elaboramos uma lista com dez museus que oferecem acesso gratuito em alguns dias específicos e outros com entrada grátis o ano todo.

1. Musée du Louvre, Paris, França

Foto: Camilla Gómez

Foto: Camilla Gómez

Como Paris acaba sempre entrando na maioria dos roteiros, optamos por começar por um dos mais cobiçados museus, o Louvre.

O museu abre todos os dias, exceto às terças-feiras, mas a admissão gratuita às exposições permanentes ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês, de outubro a março.

Se você é menor de 18 anos, tem entre 18 e 25 anos e reside em território que faça parte da zona do euro, é professor(a) de Artes, História da Arte ou Arte aplicada ou portador de necessidades especiais a entrada é gratuita em todos os dias, não havendo necessidade de escolher um dos primeiros domingos para visitá-lo sem pagar por isso.

2. Musée d’Orsay, Paris, França

Assim como o Louvre, o Museu de Orsay oferece admissão gratuita aos que se enquadrem numa das situações acima em qualquer dia e a admissão gratuita ao público em geral ocorre no primeiro domingo de cada mês.

3. The British Museum, Londres, Inglaterra

Quem nunca desejou ir à Inglaterra, especialmente a Londres? Que tal conhecer um pouco da história do país que por muitos anos dominou a Ilha Esmeralda?

Reprodução: museum-london.eu

Reprodução: museum-london.eu

O museu britânico não cobra entrada em nenhum dia da semana, portanto, menos uma preocupação na hora de encaixar os destinos da sua Eurotrip!

4. Victoria and Albert Museum, Londres, Inglaterra

Um dos mais belos museus de design e arte do mundo, o V&A, assim como a maioria dos museus de Londres, oferece entrada gratuita diariamente.

5. Museo del Prado, Madri, Espanha

Sagrada Familia, também chamada de Perla. Pintura em exposição no Museu Nacional do Prado. Reprodução: museodelprado.es

Sagrada Familia, também chamada de Perla. Pintura em exposição no Museu Nacional do Prado. Reprodução: museodelprado.es

O prédio que já serviu de Gabinete de Ciências Naturais, por ordem de Carlos III, e hoje funciona como sede do Museu Nacional do Prado, recebe apreciadores de arte gratuitamente em alguns períodos do dia e em dois dias, durante todo o horário de funcionamento, do ano. O museu conta com cerca de 7.600 pinturas, 1.000 esculturas, 4.800 impressões, 8.200 desenhos, além do grande número de objetos de arte decorativos e documentos históricos.

Menores de 18 anos e estudantes entre 18 e 25 anos (com documento comprovativo) entram gratuitamente todos os dias.

Caso você não se enquadre em nenhuma das situações, poderá visitar o Museu do Prado gratuitamente de segunda a sábado entre as 18:00 e 20:00, domingos e feriados das 17:00 às 19:00, no dia 19 de Novembro em qualquer horário, por ser o aniversário do Museu do Prado, ou ainda no Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio.

6. Museo Thyssen, Madri, Espanha

O Museu de Arte Thyssen recebe, em suas exposições permanentes, apreciadores de arte gratuitamente toda segunda-feira entre 12:00 e 16:00.

7. Musei Vaticani, Roma, Itália

Reprodução: luizsergio.net

Reprodução: luizsergio.net

Além dos fiéis, o Vaticano atrai também muitos turistas. Que tal planejar uma visita aos museus do Vaticano no mesmo dia em que for visitar a Fontana di Trevi? O museu fica a uma curta distância, por isso, aproveite o último domingo de cada mês para visitar gratuitamente os museus do Vaticano entre 09:00 e 12:30 e depois dê um pulo na fonte mais famosa do mundo.

Reprodução: hqwallbase.com

Reprodução: hqwallbase.com

8. Museo Storico della Liberazione, Roma, Itália

Parte integrante da lista dos 10 melhores museus grátis da Europa, o Museu Histórico da Libertação é herança da Segunda Guerra Mundial.

O prédio que hoje funciona como museu possui ainda as celas nas quais os presos políticos eram encarcerados. As visitas grátis ocorrem durante o ano inteiro.

9. Berlin Wall Memorial, Berlim, Alemanha

O memorial é composto por partes do muro que outrora dividiu a capital alemã. O centro de visitantes oferece ainda filmes e livros que contam sobre a história do muro. As visitas são gratuitas o ano inteiro.

10. Museu Berardo, Lisboa, Portugal

Fenton, British Airways, c. 1955. Colecção Berardo de Arte Publicitária / Berardo Collection of Advertising Art. Reprodução: museuberardo.pt

Fenton, British Airways, c. 1955. Colecção Berardo de Arte Publicitária / Berardo Collection of Advertising Art. Reprodução: museuberardo.pt

O Museu Berardo é um museu diferente e aposta em exposições temporárias de artes modernas e contemporâneas, o que permite focar em determinados artistas, movimentos ou contextos artísticos. Assim, viabilizam a difusão e o melhor entendimento de um determinado período de expressão.

O museu recebe visitas gratuitas durante todo o ano.

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Dublin acende luzes de Natal nesta semana

    Entretenimento

    Dublin acende luzes de Natal nesta semana

    Novembro já está quase na metade, o frio no hemisfério norte já pode ser...

    Rubinho Vitti

    1 dia atrás

    Dublin acende luzes de Natal nesta semana
  • Musicalmente realizado na Europa

    Entretenimento

    Musicalmente realizado na Europa

    Sempre me assustei com a ideia de chegar aos 80 anos de idade e me arrepender...

    Colaborador E-Dublin

    4 dias atrás

    Musicalmente realizado na Europa

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar