União Europeia começa a avaliar vacina Coronavac

União Europeia começa a avaliar vacina Coronavac

Rubinho Vitti

4 dias atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A vacina chinesa Coronavac, que também é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, começou a ser avaliada pela The European Medicines Agency (EMA), a agência reguladora da Europa. O imunizante é principal utilizado no Brasil, com 80% das doses aplicadas sendo da Coronavac.

A ideia é que a vacina possa ser usada nos países europeus, mas, mesmo que não seja, ela poderá entrar na lista para possíveis permissões de futuras viagens a pessoas que estiverem imunizadas. Atualmente, o plano do “passaporte verde”, que pode ser aprovado em breve na UE, lista apenas vacinas já aprovadas pela agência como Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Janssen, da Johnson & Johnson.

A revisão de dados para a vacina deve ocorrer “até que evidências suficientes estejam disponíveis” para o desenvolvedor da vacina, Sinovac BioTech, entrar com um pedido formal de autorização. Tal processo poderá reduzir o tempo total de avaliação.

Apesar da possibilidade de autorização da Coronavac ser uma esperança na possibilidade da entrada de brasileiros na Europa, segundo a Folha de São Paulo, a União Europeia “freio de emergência” como forma de evitar que países com taxas muito altas de contaminação sejam bloqueados do sistema de “passaportes verdes”.

A imposição da UE é liberar países onde exista até 100 novos casos para cada 100 mil habitantes. O Brasil, no momento, segundo o jornal com informações da seria a possibilidade do ECDC (centro de controle de doenças europeu), possui 400 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Foto de capa: Mufid Majnun / Unsplash

 

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar