União Europeia cria normas para eletrodomésticos duráveis

União Europeia cria normas para eletrodomésticos duráveis

Rubinho Vitti

1 semana atrás

Sabe quando você compra um eletrodoméstico caro e ele dura apenas quatro ou cinco anos? Não dá uma sensação de impotência ter que comprar outro em um período de tempo tão curto? Pois é… Isso deve mudar em países da União Europeia em breve.

Além do motivo óbvio de enganar o consumidor, o bloco também está pensando no meio ambiente, já que, em vez de consertar aparelhos eletrônicos e domésticos, a população compra novos e descarta os quebrados e velhos. Essas novas normas ajudariam na redução das emissões de carbono e no uso mais racional dos recursos naturais.

Máquinas de lavar estão na lista de eletrodomésticos que devem entrar em nova norma. Foto: Pxhere

De acordo com reportagem da BBC News, a ideia dos ministros da UE é introduzir novas normas que vão obrigar as indústrias a criarem produtos duráveis e que sejam mais fáceis de consertar. Isso significa que TVs, geladeiras, micro-ondas, lava-louças, máquinas de lavar roupa, entre outros bens serão englobados nessa proposta.

Hoje, as próprias empresas podem controlar como seus produtos elétricos devem ser reparados, apenas com assistência técnica autorizada. Isso encarece o processo e faz com que os clientes optem pela compra de um novo. Campanhas de entidades da sociedade civil reclamaram e, agora, o bloco deve criar normas sobre o assunto.

A BBC News mostrou que a Agência Europeia do Ambiente quer incluir produtos de alta tecnologia como smartphones e impressoras, que também são fabricados com prazo de validade.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar