Primeiro-ministro irlandês prevê 6 milhões de doses de vacina até julho

Primeiro-ministro irlandês prevê 6 milhões de doses de vacina até julho

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Em pronunciamento feito na tarde desta terça-feira, 30 de março, o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, afirmou que até o fim de julho deste ano 6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 serão administradas na Irlanda.

Segundo ele, a vacinação reduzirá radicalmente a mortalidade quando aqueles com mais de 70 anos e os vulneráveis ​​do ponto de vista médico estiverem totalmente protegidos.

“Isso reduzirá ainda mais as infecções, a hospitalização e a mortalidade, à medida que grupos de idade mais jovens forem vacinados”, ressaltou.

Martin disse que “vacinas são transformadoras” e “são a nossa saída”. “Todos os esforços foram feitos para garantir que quase todas as doses fossem injetadas nas pessoas na mesma semana em que (as vacinas) chegam (à Irlanda), mas as interrupções no fornecimento – para a Irlanda e em toda a Europa – nos impediram”, ressaltou, lembrando da pausa no abastecimento da Astrazeneca por conta de suspeitas de problemas de saúde em sua aplicação.

“A boa notícia é que a oferta deve aumentar drasticamente em abril, maio e junho, mas também é importante reservar um momento para explicar o que foi alcançado até agora”, disse Martin, registrando 800.000 doses de vacinas administradas até o momento.

“Isso significa que administramos a primeira vacinação para pessoas com mais de 80 anos, para profissionais de saúde da linha de frente, e estamos fazendo um bom progresso com os mais vulneráveis ​​do ponto de vista médico.”

Leia também: Lockdown na Irlanda: governo flexibiliza medidas a partir de 12 de abril

Como será a próxima fase da vacinação na Irlanda?

Segundo Martin, a próxima fase já está começando e vai vacinar pessoas com mais de 65 anos e pessoas com condições médicas subjacentes.

“Em meados de abril, todos os maiores de 70 anos terão recebido sua primeira dose, e de meados a final de maio, todos os maiores de 70 anos estarão totalmente vacinados.”

Plano do Programa Nacional de Vacinação nas próximas semanas:

  • Até o final da próxima semana: 1 milhão de doses
  • Cerca de 3 milhões de doses serão administradas até o final de maio.
  • Quase 5 milhões de doses até o início de julho.
  • 6 milhões de doses até o final de julho.

Plano de reabertura com vacinação acelerada:

  • Maio: reabertura em fases de varejo não essencial, serviços pessoais, todos os treinamentos esportivos sem contato, serviços religiosos, museus, galerias e bibliotecas e liberdades adicionais para aqueles que estão totalmente vacinados.
  • Junho: reabertura de hotéis, pousadas e pensões no mês de junho.
  • Julho e agosto: vacinação mais intensiva e a grande maioria da população terá proteção significativa contra o vírus, permitindo oportunidades significativas de reabertura ainda mais.
  • Verão: negócios e serviços públicos reabertos, viagens liberadas pela Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar