Vale a pena trabalhar com artes cênicas na Irlanda?

Vale a pena trabalhar com artes cênicas na Irlanda?

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

A Irlanda é reconhecida pelo seu teatro. Em todos os condados da ilha, existe uma gama enorme de grupos de teatro. Muitos artistas saíram do seio da ilha e se tornaram reconhecidos mundialmente. É também tradicional a escrita, com escritores renomados que lançaram obras importantes, tornando-se belas obras teatrais e audiovisuais.

Não por menos, dramaturgos, diretores, atores e outros profissionais de teatro já receberam diversos prêmios europeus e do mundo.

Para professora, Irlanda tem forte ambiente cultural

A professora de teatro musical, Aileen McCamley, da American College, reafirmou que a Irlanda tem uma herança literária e teatral e proporciona um ambiente cultural rico, no qual os estudantes podem ampliar as habilidades que obtêm na faculdade de artes cênicas. “Artistas irlandeses são famosos e bem-sucedidos internacionalmente, e a Irlanda é vista como um local de filmagem valioso para projetos internacionais de filmes”, disse.

Segundo ela, a Irlanda também é repleta de grandes teatros e musicais, com companhias teatrais regionais. Porém, ela reconhece que o Reino Unido oferece mais oportunidades e, por isso, os atores com base na Irlanda devem estar dispostos a viajar.

A dica da professora para ter sucesso na carreira após os estudos é treinamento, muitos processos de audições e um agente artístico profissional e responsável. E isso vale para qualquer pessoa. “Se você tem talento, dedicação e ética de trabalho, não importa a nacionalidade”. Aileen é professora do brasileiro Renan Teodoro de Barros, que cursa faculdade de teatro musical em Dublin, na American College.

Grupos teatrais na Irlanda

Um dos principais grupos de teatro irlandês, o Macnas se apresenta anualmente nas ruas de Dublin durante o Halloween. Foto: Divulgação

A Irlanda tem registrado quase 100 grupos teatrais em toda a ilha. O ranking foi feito pelo Irish Theatre Institute, que reúne as principais informações sobre a área teatral da ilha. Só em Dublin está localizada quase metade dos grupos da ilha. Com mais de 100 anos, The Abbey Theatre desenvolve o trabalho dos atores irlandeses desde 1904 na capital irlandesa. É um dos principais espaços para a revelação de novos talentos.

Em Galway, são 12 companhias ativas. O aclamado grupo Macnas está entre elas. Superpremiado, o grupo já fez turnês nacionais e internacionais, sempre muito aclamado pela crítica. Macnas é conhecido por shows de rua, espetáculos, shows de teatro e desfiles. Além de seu repertório ao ar livre, apresentou trabalhos em conjunto com a MTV e com o U2, atuando como parte do Zooropa Tour (1994).

Festivais de teatro na Irlanda

Festival Internacional de Teatro Gay completou 15 anos em 2018. Imagem: Divulgação

São cerca de 40 festivais de teatro espalhados pela Irlanda. Temáticos ou distribuindo prêmios, os eventos têm como objetivo fomentar as artes cênicas na ilha. Entre os tradicionais há destaque para os que acontecem em Dublin. De 26 de setembro a 13 de outubro, o Dublin Theatre Festival nos envolve com a arte de interpretar, além de música e dança, assim como discussões entre produção e público e programas de desenvolvimento dos artistas.

Em maio, o International Dublin Gay Theatre Festival reúne autores envolvidos com a comunidade LGBTQ e peças com temas relevantes nas questões feministas, de gênero e sexualidade.

Galway também é conhecida por abrigar muitos artistas e festivais irlandeses. Entre os especiais estão o Galway Theatre Festival (maio), Galway Fringe Festival (julho) e Galway International Arts Festival (julho).

Grandes nomes irlandeses das artes cênicas

Eterno 007, Pierce Brosnan nasceu em Drogheda e se destacou na sétima arte. Foto: Divulgação

Você pode até não saber, mas em alguns de seus filmes e séries favoritos podemos ver atores e atrizes irlandeses atuando como protagonistas ou personagens importantes. Isso mostra como atuar como ator ou atriz na Irlanda pode significar sucesso. Mesmo sendo um país pequeno, o rol de artistas consagrados nascidos na ilha é bem grande.

O ator Colin Farrell é um deles. Nascido em Castleknock, no condado de Dublin, ele atuou em diversos longas de ação, com destaque para In Bruges, que rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical, e recentemente no filme Dumbo.

O eterno 007, Pierce Brosnan também é nativo da ilha. Nascido em Drogheda, condado de Louth, ele protagonizou quatro dos filmes de James Bond entre 1995 a 2002. Cillian Murphy (Batman, o Cavaleiro das Trevas, A Origem), Liam Neeson (Star Wars: Episódio 1, A Lista de Schindler) e Liam Cunningham (Game Of Thrones) completam a lista.

Uma nova geração de atrizes irlandesas está se destacando no cinema. Entre as representantes dessa faixa está Saoirse Una Ronan que, apesar de ter nascido nos EUA, é filha de irlandeses e cresceu em Dublin. Ela foi indicada ao Oscar 2016 na categoria de melhor atriz pelo filme Brooklyn e venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por sua atuação no filme Lady Bird.

Evanna Lynch nasceu em Termonfeckin, no condado de Louth. Ela é conhecida por interpretar Luna Lovegood em quatro filmes da saga Harry Potter.

Governo da Irlanda apoia as artes cênicas

The Abbey Theatre recebe apoio do governo para montagem de espetáculos. Foto: Divulgação

Por meio do Arts Council, o governo irlandês apoia e desenvolve o teatro na Irlanda por meio de subsídios, prêmios de projetos, apoio a artistas individuais e apoio a locais, publicações e organizações de recursos. Entre eles, está o Theatre Project Award, que premia projetos teatrais em até 150 mil euros.

O conselho de artes também encoraja apoios interorganizacionais e arranjos de co-produção, a fim de maximizar as oportunidades para os artistas criarem trabalho e para o público desfrutar de um teatro de classe mundial.

Sendo assim, o relatório Making Great Art Work: Arts Council Strategy (2016-2025) mostra que a Irlanda terá um desenvolvimento das artes durante a próxima década. A estratégia tem cinco áreas prioritárias: o artista, engajamento público, estratégia de investimento, planejamento espacial e demográfico e desenvolvimento de capacidade.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar