Variante da Covid-19 encontrada no Brasil é identificada na Irlanda pela primeira vez

Variante da Covid-19 encontrada no Brasil é identificada na Irlanda pela primeira vez

Rubinho Vitti

7 dias atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A variante da Covid-19 que foi encontrada pela primeira vez no Brasil foi agora identificada na Irlanda. São três casos da mutação P1 que foram anunciados pela Nphet, a Equipe Nacional de Emergências de Saúde Pública, na noite de sexta-feira, 19 de fevereiro.

Os três casos estão diretamente associados a pessoas que viajaram ao Brasil e voltaram recentemente para a ilha.

Em anúncio à imprensa, o vice-chefe médico do Departamento de Saúde irlandês, Dr. Ronan Glynn, afirmou que “qualquer pessoa que tenha viajado recentemente ao Brasil, ou qualquer um dos outros 19 países recentemente designados pelo Ministro da Saúde como Categoria 2, é obrigada por lei seguir a quarentena em casa por 14 dias”.

Glynn ressaltou que os passageiros devem telefonar para qualquer GP para providenciar um teste Covid-19 gratuito. O teste deve ser feito cinco dias depois do passageiro chegar à Irlanda.

“Seja qual for o resultado do teste, você deve completar o período de quarentena de 14 dias”, disse Glynn.

Vale lembrar que o governo irlandês está em processo de introdução da quarentena obrigatória em hotéis para aqueles que chegam de países de Categoria 2, a qual o Brasil faz parte.

Leia também: Covid-19: quais são as novas regras de vistos para brasileiros na Irlanda?

Gravidade da variante ainda é incerta

O médico Ronan Glynn disse que não há nenhuma evidência microbiológica ou epidemiológica de qualquer alteração na transmissibilidade da Covid-19 pela variante P1 e que estudos são necessários para determinar se esta variante tem probabilidade de ter um impacto na eficácia da vacina ou na gravidade da infecção.

O jornal Irish Times pontuou que a variante P1 “foi responsabilizada pelo grande ressurgimento do Covid-19 na cidade brasileira de Manaus em dezembro e janeiro”.

“Houve algumas evidências de que pessoas que haviam sido infectadas anteriormente com Covid-19 no Brasil foram reinfectadas com a variante P1”, disse o jornal.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar