Vem aí o Boxing Day! O saldão do ano na Irlanda

Vem aí o Boxing Day! O saldão do ano na Irlanda

Júlia Paniz

8 meses atrás

Dezembro é um mês de pura diversão na Irlanda. Além das comemorações tradicionais de Natal em família, os irlandeses transformam a data em uma das épocas mais animadas do ano.

Tem lojas a céu aberto nas principais ruas vendendo tudo que é tipo de produtos e algumas bugigangas; festas de encerramento de ano em restaurantes e pubs; lojas que ficam parecendo formigueiros de tanta gente; Christmas jumpers fofinhos e engraçados; bonecos de neve; além de luzes natalinas e árvores enfeitando e deixando o clima ainda mais gostoso.

Mas depois do Natal, a alegria ainda continua: é hora de sair e aproveitar o grande saldão do ano, o Boxing Day! Na Irlanda, tudo é motivo para fazer promoção, mas após o Natal todas as lojas entram no espírito de liquidação.

Esta loucura toda começa no dia 26 de dezembro, que é o feriado de São Estevão (St. Stephen) na Irlanda, e ainda dura alguns dias até o final do ano – sim, o dia após o Natal também é feriado na Ilha Esmeralda!

Como surgiu o Boxing Day?

O saldão de dezembro vem ai. Boxing Day na Irlanda. Crédito: Olena Kryzhanovska | Dreamstime

O saldão de dezembro vem aí: Boxing Day na Irlanda. Crédito: Olena Kryzhanovska | Dreamstime

Reza a lenda que o dia após o Natal era destinado à caridade, de modo que muitas pessoas faziam doações aos pobres. Dizem ainda que o nome “Boxing Day” teria origem justamente pela abertura das caixas de donativos coletados por semanas e que, logo após o Natal, eram ofertados aos pobres.

Mas como tudo acaba virando “business”, as lojas resolveram transformar o dia da caridade em um grande saldão pós-natal. E é aí que entra o “Boxing Day” e aquelas ofertas inacreditáveis!

Na Irlanda, muitas pessoas preservam o costume de sair às ruas nesse dia para pedir donativos, e muitos deles são artistas famosos. Praticamente todos os anos muita gente fica caçando informações para descobrir se vai conseguir encontrar com o Bono, vocalista do U2, que costuma aparecer no centro por essa época, fazendo um som básico na Grafton Street e recolhendo fundos para uma instituição.

E onde entra Saint Stephen nessa história toda?

São Estevão. Crédito: Zatletic | Dreamstime

São Estevão, o anfitrião do dia 26 de Dezembro. Crédito: Zatletic | Dreamstime

Apesar do feriado ter perdido o cunho religioso, São Estevão foi uma figura notória. É dele o título de 1° mártir da fé Cristã. Na Europa, ele é o patrono dos cavalos, dos fabricantes de caixão e ainda dos diáconos. O santo tem até uma música tradicional em sua homenagem, chamada “The Wren”.

Dica! Por ofertarem diversos tipos de produtos em um mesmo local, as lojas de departamento são sempre uma aposta segura para o caçador de preços baixos.

Planeje-se! A maioria das lojas e shoppings abrem às 9h e você pode optar por ir a uma específica ou então procurar boas oportunidades em várias lojas, passeando pela O’Connell Street, Grafton Street e Henry Street.

Então, se você quer fazer a festa, a dica é: acorde cedo e se jogue nas ofertas, pois o Boxing Day está logo aí!

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Júlia Paniz
Júlia Paniz, Formada em Jornalismo desde 2012. Trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar