Viagem de Intercâmbio – Qual a idade certa pra ir?

Viagem de Intercâmbio – Qual a idade certa pra ir?

Edu Giansante

11 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Essa é a pergunta que muita gente beirando seus 30 ou com mais de 30 nos perguntam. Bom, muitos ouviram o depoimento da Rosângela, e até o belo texto do Homero sobre porque ele veio.

Estava lendo uma reportagem sobre Roger Milla na internet, e lembrei, vagamente (pois tinha apenas 6 anos de idade) de como falavam bem do Camarões na Copa de 90.

Pra quem tem mais de 30 anos, vai se lembrar bem da Copa de 90, e vai lembrar também da grande surpresa do mundial que foi a seleção de Camarões, junto com o excepcional Roger Milla.

Até então, ninguém falava de Camarões, e nem davam nada por eles. Acontece que a equipe africana surpreendeu a Argentina, campeã mundial, e vencendo por 1 a 0 no jogo de abertura da Copa. Avançou até as Quartas de Final, com vitórias sobre a Romênia 2 a 0, (dois gols de Milla) e Colômbia 2 a 1 (com mais dois gols de Milla, que ao marcar seu segundo gol, tirou a bola do goleiro Higuita)

 

Mas infelizmente perderam perdeu por 3 a 2 da Inglaterra, em um jogo sensacional com viradas dos dois lados.

O primeiro destaque aqui é pra seleção. Um time que surpreendeu pela habilidade e sua alegria de jogar. Eles eram claramente movidos pela sua paixão pelo futebol. Isso te lembra alguma coisa? Sim, nós Brasileiros, com nossa alegria natural, que chama atenção dos Europeus.

Mas essa não foi a maior diferença. A verdadeira atração da Copa de 90 foi Roger Milla. Ele disputou a Copa com 38 anos de idade, idade o qual muitos já estariam aposentados. E não simplesmente jogou, como foi o artilheiro da sua seleção e grande diferencial do time. Milla provou ter energia e um fôlego que poucos jovens de 20 e poucos anos tem.

Roger Milla (Copa do Mundo 1994)

Roger Milla (Copa do Mundo 1994)

Em 1994 Milla disputou a Copa do Mundo novamente, aos 42 anos de idade, e foi considerado o jogador mais velho a disputar e fazer gol em uma Copa do Mundo. Mas como a própria reportagem diz, o grande momento de Milla foi mesmo em 1990… “quando ele conseguiu provar três coisas: Primeiro, a si mesmo, que ainda era decisivo aos 38 anos. Depois, aos seus companheiros, que irreverência não é necessariamente sinônimo de arrogância. Por fim, e mais importante, que o futebol africano pode, sim, ser protagonista de uma Copa. Sempre com sorriso no rosto e talento no pé.”

Hoje Milla é um embaixador no seu país, e reconhecido em todo o planeta.

Esse é Roger Milla, mas… e você? Ainda consegue ser decisivo? Já sabe qual a melhor idade pra vir? Que tal provar que ainda tem fôlego pra encarar novos desafios? E começar provando a si mesmo que essa barreira não existe?

Venha, e prove que você também pode ser o protagonista do seu intercâmbio.

Artigo originalmente publicado me 29/12/2010.

Veja também

Como preparar as malas para o Intercâmbio?

Edu Giansante
Edu Giansante, Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar