Viagem entre Irlanda e UK terá Duty Free sem impostos em caso de Brexit sem acordo

Viagem entre Irlanda e UK terá Duty Free sem impostos em caso de Brexit sem acordo

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Se não existe quase nada muito certo sobre como ficará a União Europeia após a saída do Reino Unido, uma coisa boa, pelo menos, já está garantida. Quem viajar entre Reino Unido e Irlanda, em caso de Brexit sem acordo, poderá fazer compras mais baratas nos shoppings de aeroportos, os famosos Duty Free. Hoje, quem viaja entre países pertencentes à UE não pode ter esse desconto. Portanto, com UK fora do bloco, os passageiros indo ou vindo da Irlanda poderão comprar álcool, perfumes e cigarros, por exemplo, a preços extremamente reduzidos.

Brexit sem acordo com UE vai ter uma vantagem: compras em aeroportos serão isentas de taxas em viagens entre Reino Unido e Irlanda. Foto: Eag1e | Dreamstime

O governo britânico revelou que pretende reintroduzir compras isentas de impostos para passageiros que viajam para países da UE se o Reino Unido deixar a UE sem um acordo em 31 de outubro.

Leia também: Brexit poderia unir Irlanda e Irlanda do Norte?

O ministro das finanças, Paschal Donohoe, disse que as vendas com impostos especiais em lojas francas — sujeitas a alguns limites de compra — funcionariam no caso de um Brexit difícil. “O efeito do anúncio hoje pelo governo do Reino Unido sobre o retorno de compras isentas de impostos entre o Reino Unido e os Estados-Membros da UE significa que a Irlanda, no respeito às nossas obrigações internacionais, vai, como pretendido, retribuir a decisão do governo do Reino Unido e facilitar as compras para passageiros que viajam da Irlanda para portos e aeroportos do Reino Unido.”

Com Brexit sem acordo, viagem entre Irlanda e Reino Unido vai facilitar compras em shoppings de aeroportos. Foto: Pixabay

Com o Brexit, o Reino Unido assumirá o status de “país terceiro” em termos de relacionamento comercial com a União Europeia.

Leia também: Com Brexit, viagem entre Irlanda e Reino Unido com pets pode ser mais burocrática

O governo britânico, porém, afirmou que a isenção de impostos não se aplica a pessoas que viajam da Irlanda do Norte (que fica no Reino Unido) para a República da Irlanda, já que as compras isentas de impostos se aplicam apenas a aeroportos e portos.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar