Você é velho demais para fazer intercâmbio?

Você é velho demais para fazer intercâmbio?

Colaborador E-Dublin

3 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Por Rafael Oliveira

rafael-oliveira

Arquivo Pessoal

Quando decidi fazer um intercâmbiopara aprimorar o inglês, buscar novas oportunidades e experiências, foram muitas as pessoas que me desencorajaram. Sempre ouvia as mesmas coisas: “você já passou da idade de fazer um intercâmbio, você tem um bom emprego, além de você já ter dois filhos” – o Enzo Gabriel (3 anos) e o Benício (1 ano).

Atuei por muitos anos no setor de engenharia e construção civil, e devido a crise econômica brasileira, que atingiu significativamente esse segmento e a economia de maneira geral no país, percebi que era o momento ideal para arriscar. E foi o que eu fiz! Desapeguei-me de todos os pertences, encerrei contratos de trabalho e iniciei o meu planejamento de viagem, com 2 meses antes da data de embarque.

Hoje, no Brasil e no mundo de maneira geral, a fluência o idioma inglês é imprescindível e decisivo nos negócios e emprego. Isso me faltava e me incomodava muito. Mesmo tendo feito vários cursos particulares em escolas de idiomas no Brasil, não obtive o resultado necessário no idioma. Isso sem contar que o investimento necessário para estudar em escolas brasileiras é absurdamente mais alto que o custo de um intercâmbio. Além de obter o resultado com maior rapidez, ainda estaria na Europa! rs

Foi uma decisão muito difícil, com medos, receios e, principalmente, pelo fato de ter 2 filhos pequenos. Mas por eles – e para eles -, buscando uma melhoria de vida, me motivei e aqui estou, em Dublin. Cheguei há um mês na Ilha Esmeralda e posso dizer que não tenho arrependimentos, a não ser o de não ter feito isso antes. Estou encantado com as experiências que tenho vivido aqui, com a qualidade de vida, as frequentes viagens pela Europa, os novos amigos e as belas paisagens que me possibilitam fotos incríveis – ainda mais eu, que tenho por hobby a fotografia.

Muitas pessoas que tenho conversado no Brasil ainda insistem em deixar de arriscar ou viver por motivos “banais” e não se permitem viver experiências como a de um intercâmbio, tendo como fato desmotivador a idade ou a rotina. O que eu posso dizer é que você não tenha medo. Não se limite à sua idade, pois não há uma época certa para sonhar e tampouco é tarde para realizar sonhos. É possível, SIM, viver uma experiência de intercâmbio ou até mesmo conquistar novas oportunidades aqui na Europa.

Acredite em você! Se permita e não se limite!

Deus abençoe a todos, e sucesso!

Sobre o autor:
rafael-oliveira2Rafael Oliveira, 33 anos, é Administrador de Empresas e Coach, nascido em São Paulo e residente em Florianópolis, SC.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Correr atrás de sonho também dói

    Planeje seu Intercâmbio

    Correr atrás de sonho também dói

    Quando eu fiz 30 dias na Irlanda, eu chorei, eu chorei muito... Eu nem me...

    Colaborador E-Dublin

    18 horas atrás

    Correr atrás de sonho também dói
  • 10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

    É, meu amigo intercambista. Não adianta achar que só de inglês é feito o...

    Carol Braziel

    2 dias atrás

    10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar