Você sabe como autenticar documentos na Irlanda?

Você sabe como autenticar documentos na Irlanda?

Elizabeth Gonçalves

1 ano atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Durante a realização do seu intercâmbio é possível que, em algum momento, você precise certificar a cópia de um documento ou reconhecer firma na Irlanda. Apesar de não ser muito frequente, documentos autenticados podem ser requisitados por instituições financeiras ou, até mesmo, o INIS, a imigração irlandesa.

Por aqui, um documento é considerado certificado quando assinado e datado por uma pessoa ou órgão irlandês e reconhecido por este como uma cópia verdadeira do original.

Autenticar cópia de um documento na Irlanda pode ser um procedimento bem simples. Foto: Djedzura | Dreamstime

Autenticar cópia de um documento na Irlanda pode ser um procedimento bem simples. Foto: Djedzura | Dreamstime

Apesar de parecer burocrático, certificar documentos ou reconhecer firma na Irlanda pode ser bem mais simples do que você imagina. Confira as suas alternativas:

Garda: a polícia irlandesa

Uma das maneiras mais simples e práticas de se obter a certificação de um documento é se dirigir a uma estação local da Garda, a polícia irlandesa. Neste caso, leve com você o documento original e solicite a um membro da Garda para certificar a cópia para você.

O guarda escreverá na cópia a seguinte frase: “Certified to be a true copy / of the original seen by me” (cópia certificada do original vista por mim), além de assinar, datar e carimbar o documento. Vale destacar que nenhuma taxa é cobrada pelo serviço.

Advogados

Aqui chamados de solicitors, os advogados também têm autoridade para certificar cópias de documentos. Neste caso, o procedimento é o mesmo descrito acima.

Peça também para o advogado incluir abaixo da assinatura dados como a ocupação, endereço e número de telefone. Vale lembrar que, neste caso, o serviço pode ser cobrado.

Advogados também tem autoridade para certificar documentos na Irlanda. Foto: Aleksandar Hubenov | Dreamstime

Advogados também têm autoridade para certificar documentos na Irlanda. Foto: Aleksandar Hubenov | Dreamstime

Peace Comissioners

No caso de reconhecimento de firma em documentos, contatar um Peace Comissioner é uma das maneiras mais práticas de se realizar esse procedimento na Irlanda.

Os Peace Comissioners são nomeados pelo Ministro da Justiça e Igualdade para exercer certas funções nas comunidades. Estima-se que existam cerca de 5500 pessoas desempenhando este papel no país.

A melhor maneira de encontrar um Peace Comissioner próximo a você é se dirigir a uma estação local da Garda e requisitar o endereço. Saiba também que os Peace Comissioners não cobram taxas para o reconhecimento de firmas.

Embaixada Brasileira

Embaixada Brasileira também oferece reconhecimento de firma. Foto: Alexandra King | Dreamstime

Embaixada Brasileira também oferece reconhecimento de firma. Foto: Alexandra King | Dreamstime

No caso de documentos que serão enviados ao Brasil, a Embaixada Brasileira realiza o serviço de reconhecimento de firma de brasileiros e também de estrangeiros, desde que estes possuam um registro nacional de estrangeiro (RNE) válido.

Vale destacar que este serviço na Embaixada é realizado apenas com agendamento prévio. Na data do atendimento, leve o documento original que deve ter firma reconhecida, sendo que este deve ser assinado na presença do agente consular, além de um documento de identificação. É cobrada uma taxa de 20 euros por assinatura.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar