Você Sabia? Cruz Celta. Símbolo de arte, cultura e religiosidade

Ávany França

10 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Você faz alguma ideia de onde veio a simbologia das cruzes que hoje vemos espalhadas por toda a Irlanda?

Você Sabia? Cruz Celta. Símbolo de arte, cultura e religiosidade

Cruz Celta irlandesa. © Mark Dyde | Dreamstime.com

Cruz Celta irlandesa. © Mark Dyde | Dreamstime.com

As cruzes celtas são encontradas não apenas na irlanda, mas também em solo britânico e marca uma época do pré-cristianismo. Ela também expressa fortemente a arte nos primórdios irlandeses, conhecida como “The Golden Age” e o poder que a religião pode embutir numa comunidade.

Na Irlanda, a cruz celta foi inserida no cristianismo pelas mãos do esperto “St. Patrick”. Ele, que nunca deu um passo sem pensar em doutrinar os druídas, usou a figura do sol (elemento supremo para os pagãos) e o associou a cruz cristã para introduzir a fé católica. Assim ficou fácil fazer com que os druidas creditassem tal importância à cruz.

Para eles, a concepção de tempo se dava de forma cíclica, assim se sucedia com as quatro estações do ano, quatro importantes festivais e todos os ritos sagrados, sempre de forma circular. Dai o porque a Cruz Celta ter o círculo interligando o crucifixo.

As mais famosas da Irlanda ainda podem ser visitadas em Co Meath, Co Louth e Clonmacnoise. Respectivamente, Cross of Kells, The Crosses at Monasterboice e The Cross of the Scriptures. Já na Irlanda do Norte, a Ardboe Auld Cross, em Tyrone. Se você tiver passando por um desses condados não esqueça de inserir uma visita a um dos símbolos mais expressivos da cultura celta.

Lembre-se de inserir a Cruz Celta nas suas lembrançinhas na volta ao Brasil, as lojas de souvenier estão cheias delas. Sem falar que você ainda vai parecer o ser mais inteligente depois de explicar a importância do símbolo na cultura irish. :)

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar