Você Sabia? O “Gaélico” ou “Irish” é língua oficial da Irlanda

Edu Giansante

7 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Baile Átha Cliath - alguém adivinha o que significa??

Baile Átha Cliath – alguém adivinha o que significa??

Mas como assim? Se por dia chegam centenas de estudantes para aprender o inglês na Ilha, como é que o país tem o gaélico como língua oficial??

Pois é isso mesmo, mas calma, o inglês também é língua oficial. Vou explicar!

Aconteceu assim:

Mil e duzentos anos antes de Cristo alguns falantes do gaélico chegaram na ilha e deram o pontapé inicial para o fortalecimento da língua no país, que foi a mais falada até o século IXX.

Já sob domínio da Inglaterra, a língua ficou fragilizada após a proibição da coroa inglesa de qualquer manifestação cultural irlandesa, incluindo danças, música, artes e, inclusive, falar o gaélico. Neste período, escritores, poetas, dançarinos e instrumentistas foram exilados. E foi aí que o inglês entrou na estória dominando a ilha verde.

Embora ainda falada na Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia, o gaélico é pouco usado. Estima-se que cerca de 50 a 80 mil pessoas falam gaélico no mundo como primeira língua ou a usam esporadicamente.

Porém há regiões na Irlanda onde é falado diariamente por cerca de 20 a 30 mil irlandeses.  Língua mãe de pouco mais de 2% da população irlandesa, é aprendida nas escolas, respeitada e está presente em quase todas as informações públicas do país.

012_12-gaelic-sign-dublin-ireland1Se você quer ter o gostinho de escutar o sotaque Gaélico pelas ruas basta programar um tour por Dingle (Kerry) e Aran Islands (Galway), destinos onde a língua gaélica ainda é muito forte. E dá para unir o útil ao agradável, já que esses dois destinos belíssimos bombam de festivais durante o verão. [email protected]!

É fácil encontrar placas com informações em inglês e em ‘irish’ pela cidade, como no LUAS, no DART, nos bancos e caixas eletrônicos, nas inscrições de obras públicas, castelos, placas de ruas, e outros. Muito mais presente do que se pode imaginar.

Portanto não se assuste quando vir letrinhas e acentos diferentes em placas por aqui, porque já já você vai se familiarizar com tudo isso.

Sláinte!

 

 

Edu Giansante
Edu Giansante, Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Como fazer mamografia na Irlanda

    Curiosidades

    Como fazer mamografia na Irlanda

    A mamografia é um exame essencial para identificar a existência de sinais...

    Elizabeth Gonçalves

    6 dias atrás

    Como fazer mamografia na Irlanda
  • Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

    Curiosidades

    Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

    Não há como negar que a Irlanda fica linda no Natal, e a gente mal espera...

    Rubinho Vitti

    1 semana atrás

    Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar